RAF: RC-135W Joint River até 2035. Os três Boeing RC-135W Rivet Joint da do 51 Squadron da Royal Air Force (RAF), dedicados a missões de vigilância eletrônica se beneficiarão de uma extensão do acordo de suporte com o governo dos Estados Unidos, que permitirá que se mantenham em serviço até 2035.
Originalmente o apoio fornecido pela Força Aérea dos Estados Unidos ao Ministério da Defesa do Reino Unido – conhecido como Rivet Joint Cooperative Program – deveria expirar em 2025. Mas com o Memorando de Entendimento assinado recentemente entre o Departamento de Defesa dos EUA e o Ministério da Defesa do Reino Unido, que investirá £970 milhões nos próximos 14 anos, o contrato será prorrogado por mais 10 anos, continuando até 2035, data prevista para a desativação do do RC-135W na RAF. O contrato continuará fornecer manutenção, peças de reposição, suporte de engenharia, dados técnicos e acesso a atualizações.
O RC-135W Rivet Joint, também conhecido como Airseeker, é uma aeronave de vigilância eletrônica que pode ser implantado cenários estratégicos e táticos. Provado operacionalmente em todo o mundo, incluindo em missões contra o Daesh no Oriente Médio, a aeronave funciona usando seus sensores para detectar, identificar e localizar geograficamente sinais em todo o espectro eletromagnético.
Operando no 51 Sqn da RAF Waddington, as aeronaves Rivet Joint matriculadas ZZ664, ZZ665 e ZZ666 fazem parte da Força de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR – Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance).
“O Rivet Joint Cooperative Program é um exemplo fantástico do relacionamento especial Reino Unido/EUA e o suporte para nossa frota Airseeker foi estendido por mais uma década. Com o compromisso de investir quase £ 1 bilhão, este acordo garantirá que nós, e nossos aliados podem se beneficiar da impressionante capacidade de vigilância da aeronave por muitos anos”.
Jeremy Quin
Ministro da Defesa
Fonte: RAF
@CAS