A Royal Air Force Atlas A400M transport aircraft flying over the west of England. The Atlas Airbus A400M is a multi-national four engined turboprop military transport aircraft. Designed by Airbus as a replacement for older transporters such as the Hercules C-130 it can perform additional roles including electronic surveillance and aerial refuelling. This particular A400 is called "The City of Bristol" and is operated by 206(R) Squadron based at RAF Brize Norton photographed over the city and surrounding areas of Bristol, Gloucestershire. Its called the "The City of Bristol" due to the ties with the city, the wings are made in Filton, Bristol.
RAF quer mais Airbus A400M. Segundo uma tabela de orçamento de defesa do Reino Unido, o país pretende comprar um lote adicional de aeronaves de trasporte e reabastecimento em voo Airbus A400M para a Royal Air Force (RAF) até o final desta década. O número não foi informado, mas o Reino Unido já tem 22 aeronaves A400M encomendadas, das quais 20 já foram entregues. Os dois restantes são esperados para este ano, fechando assim o lote original.
O documento, sob o título “Compra adicional do A400M” informa que “uma compra adicional do A400M está planejada para o final da década de 2020”. O aumento da capacidade da frota, também foi sugerido no Documento do Comando de Defesa. É importante lembrar que a RAF irá retirar toda a sua frota de 14 aeronaves C-130 Hercules até dezembro de 2023, e faz sentido substituir ela por mais A-400M,, padronizando assim a frota, a manutenção e a logística.
O documento do Comando de Defesa publicado no ano passado, intitulado “Defesa em uma era competitiva”, afirma:
“A Royal Air Force retirará o BAe146 conforme planejado para 2022 e deixará o C130 Hercules fora de serviço até 2023. A força Atlas A400M aumentará sua capacidade e preparação, operando ao lado da aeronave de transporte C 17 Globemaster e Voyager e o tanque da aeronave”.
Não foi informado quantos A400M devem ser encomendados, mas é plausível que para substituir a atual força de C-130, este número possa chegar a 10 unidades, o que daria um fôlego a linha de produção final do Atlas em Sevilha, Espanha. Hoje a Airbus tem 178 unidades encomendadas e 104 entregues. Vale lembrar que a RAF originalmente encomendou 25 A400M, porém converteu três em opções que devem estar inclusas no segundo lote de Atlas.
@CAS