RAF: Puma HC2 poderá continuar até em serviço 2028. O Reino Unido poderá adiar a aposentadoria da frota de helicópteros de transporte Aérospatiale Puma HC2 (SA-330E) da Royal Air Force (RAF) para 2027 ou mesmo 2028, em meio ao lento progresso na aquisição de um substituto, que virá do programa New Medium Helicopter (NMH).
Conforme o Documento de Comando 2021 do Ministério da Defesa (MoD’s), a frota Puma — em serviço desde meados da década de 1970 — foi definida para ser substituída a partir deste ano de 2023, por uma aeronave a ser adquirido através do NMH programa.
No entanto, a aposentadoria foi posteriormente adiada até 2025 para permitir que os Pumas cobrissem os Griffin. A Royal Air Force (RAF) substituiu os helicópteros Griffin HAR2 (Bell 412) pelos Puma HC.2 (SA330 Puma) na RAF Akrotiri. A transição oficial para a “Puma Force” no Chipre ocorreu no dia 31 de março.
Mas, prestando depoimento em 17 de maio ao Comitê de Defesa da Câmara dos Comuns — que está conduzindo um inquérito sobre aquisições de aviação — o Marechal do Ar Sir Richard Knighton disse que a aposentadoria pode mudar novamente. “Poderemos estender para 2027 ou 2028 o prazo de saída dos Puma, mas essa decisão ainda não foi tomada. Isso dependerá do progresso com a competição New Medium Helicopter, mas também das opções para substituir Puma no Chipre e Brunei.” Uma extensão adicional da vida útil do Puma seria “viável” se necessário, acrescenta ele.
Mas a aquisição de um substituto por meio do NMH está avançando lentamente. Quando o MoD emitiu pela primeira vez um pedido de informações sobre o programa no final de 2021, um vencedor deveria ter sido selecionado em 2023. Os três concorrentes restantes na competição foram notificados no outono europeu passado de que haviam sido pré-selecionados, com um convite para negociar o próximo passo no processo de licitação. Isto deveria ter sido emitido até o final do primeiro trimestre de 2023, uma data que foi posteriormente adiada para meados do próximo ano, com a adjudicação do contrato prevista para 2024.
O projeto NMH visa encontrar um substituto para os helicópteros Puma HC2, Griffin HAR2, Bell 212 AH1/AH3 e o AS365N3, das forças armadas britânicas. Os novos helicópteros serão operados em conjunto entre o Exército Britânico (British Army) e pela Royal Air Force (RAF), subordinados ao Comando Conjunto de Helicópteros (JHC). Sob NMH, o Reino Unido espera adquirir até 44 helicópteros. Os competidores são os Airbus/Boeing H175, Leonardo AW149 e Sikorsky S-70M.
@CAS