RAF presta apoio à segurança aérea do Catar durante a Copa do Mundo. A Royal Air Force (RAF) está presente no Catar prestando suporte à defesa aérea durante a Copa do Mundo de futebol da FIFA. Aeronaves do Reino Unido e da Força Aérea do Emirado do Catar (QEAF) atuam em missões conjuntas, principalmente para reprimir ações terroristas durante a competição.
Participam das operações um avião-tanque A330MRTT Voyager, da Base Aérea RAF em Brize Norton, no Reino Unido, além de caças Eurofighter Typhoon do 12 Squadron (B), unidade conjunta originalmente sediada na RAF Coningsby, mas atualmente deslocada no Catar.
Conforme noticiamos em 2020, o 12 Sq (B) é uma unidade conjunta RAF/QEAF criada em 2017 com o objetivo de oferecer segurança aérea na Copa do Mundo da FIFA 2022. “O Esquadrão Conjunto vai funcionar por um período de três anos, sendo os últimos seis meses no Catar. O esquadrão será implantado no país do Oriente Médio no final de 2022, coroando o trabalho bem sucedido. O objetivo desta implantação de seis meses será principalmente apoiar a entrada em serviço do primeiro esquadrão de Typhoon da QEAF. Após o período de três anos, prevê-se que o 12 Squadron retorne a Coningsby e continue a operar como parte da força Typhoon do Reino Unido, com tripulação exclusivamente da RAF ”, disse o MoD em 8 de setembro de 2020.
A contribuição da RAF para as operações de segurança aérea do Catar faz parte de um acordo mais amplo do Ministério da Defesa do Reino Unido à Copa do Mundo da FIFA 2022. Além dos recursos de segurança marítima, treinamento SAR avançado, também são oferecidos suporte de planejamento operacional e de comando e controle, além de consultoria especializada adicional.
O Catar e o Reino Unido compartilham interesses mútuos em garantir a estabilidade no Oriente Médio. O apoio da RAF à segurança aérea da Copa do Mundo aumenta a capacidade do Catar de enfrentar nossos desafios de segurança compartilhados, o que ajuda a proteger os cidadãos britânicos no Reino Unido e no exterior.
“A RAF está empenhada em trabalhar com aliados e parceiros internacionais para proteção contra ameaças no exterior e para promover nossos valores. O apoio da RAF à segurança aérea da Copa do Mundo se baseia na forte relação bilateral de defesa entre o Catar e o Reino Unido, exemplificada pelo 12 Sq, a Unidade Typhoon conjunta RAF/QEAF, o primeiro Esquadrão conjunto do Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial”, disse a RAF em comunicado.
@FFO