Pictured are RAF Odiham CH-47 Chinook Helicopters from 18 and 27 Sqn flying in formation heading to Sennybridge Training Area as part of Ex Black Marauder. The Chinook is an extremely capable and highly versatile helicopter that can operate from land and sea bases into a range of diverse environments from the Artic to the jungle or desert. The aircraft can be armed and is fitted with a range of self-defence equipment allowing it to operate across the battlespace. Chinooks are primarily used for troop transport, resupply and casevac. With its triple-hook external load system, internal cargo winch, roller conveyor and huge power, the aircraft can lift a wide variety of complex underslung or internal freight.
RAF poderá alugar ou vender seus CH-47 para a França. Em um relatório publicado em 2014, o Senado da França lançou a ideia de alugar helicópteros pesados CH-47 Chinook para forças especiais, que há muito se queixavam de um déficit de capacidade. Desde então, a questão permaneceu sem solução. Agora uma luz surge no fim do túnel com a proposta de alugar estes Chinooks da Royal Air Force (RAF).
O ideal seria a aquisição destes helicópteros, algo que não “coube” no orçamento, inclusive tendo ficado de fora da lei de programação militar 2019-25. Chegou-se, como alternativa, a pensar em alocar aeronaves do US Army ou criar uma unidade binacional com a Alemanha ou o Reino Unido exemplo. Apesar das várias tentativa de ter este vetor para o Comando de Operações Especiais da França, que seriam o complemento para a ações dos A400M e C-160 em apoio as unidades especiais, por várias vezes o resultado foi inóquo.
Em 2020, no final de uma missão “flash” da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional, os deputados Jean-Jacques Ferrara e Jean-Pierre Cubertafon consideraram que era hora de “reconhecer que a França não terá essa capacidade como herança ”. E acrescentou: “A aquisição deste tipo de aeronave não parece sustentável devido ao custo de aquisição, implementação e manutenção”.
Porém do nada, uma luz apareceu no fim do túnel e, apesar da sorte ainda não está lançada…existe uma chance. Em seu copioso relatório sobre a preparação das forças francesas para operações de alta intensidade, os deputados Patricia Mirallès e Jean-Louis Thiériot afirmam ter ouvido que “os britânicos poderiam alugar ou vender suas frotas de Chinook transportar helicópteros para a França“. Infelizmente, os dois oradores não deram mais detalhes sobre este projeto e se ele é de fato, possível.
O assunto veio porque a Royal Air Force vai receber em breve um novo lote de Boeing CH-47ER Chinook Block II, cujas entregas estão programadas para começar em 2026 ao custo de US$ 599 milhões que poderá chegar a US$ 1.4 bilhão, e isto, provavelmente, irá colocar parte da frota disponível para negócio. A atual frota operacional de Chinook da RAF compreende cerca de 60 aeronaves das versões Mk4, Mk5, Mk6 e Mk6A, equipadas com cockpits digitais. Hoje eles servem em cinco Esquadrões (7 Sq, 18(B) Sq, 27 Sq, 28 Sq e 1310 Flt) e devem permanecer em serviço até 2040.
“Testado várias vezes em operações no Reino Unido e no exterior nos últimos 40 anos, o Chinook continua sendo uma importante capacidade de defesa britânica. Este anúncio garante as operações da Chinook nas próximas décadas e representa nosso compromisso com a modernização das capacidades, mantendo a interoperabilidade com os principais aliados”, disse o Vice-Marechal do r Nigel Colman, comandante da Força Conjunta de Helicópteros.
Resta saber se seria conveniente ou não assumir os antigos CH-47 Chinooks britânicos, com tudo o que isso implica em termos de manutenção em condições operacionais [MCO], tendo em conta que estas aeronaves acumulam horas de voo. Além disso, haveria investimento em treinamento de pilotos e mecânicos. Outro ponto: os britânicos querem de fato alugar ou vender à França?
@CAS