RAF poderá alugar ou vender seus CH-47 para a França. Em um relatório publicado em 2014, o Senado da França lançou a ideia de alugar helicópteros pesados CH-47 Chinook para forças especiais, que há muito se queixavam de um déficit de capacidade. Desde então, a questão permaneceu sem solução. Agora uma luz surge no fim do túnel com a proposta de alugar estes Chinooks da Royal Air Force (RAF).
O ideal seria a aquisição destes helicópteros, algo que não “coube” no orçamento, inclusive tendo ficado de fora da lei de programação militar 2019-25. Chegou-se, como alternativa, a pensar em alocar aeronaves do US Army ou criar uma unidade binacional com a Alemanha ou o Reino Unido exemplo. Apesar das várias tentativa de ter este vetor para o Comando de Operações Especiais da França, que seriam o complemento para a ações dos A400M e C-160 em apoio as unidades especiais, por várias vezes o resultado foi inóquo.
Em 2020, no final de uma missão “flash” da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional, os deputados Jean-Jacques Ferrara e Jean-Pierre Cubertafon consideraram que era hora de “reconhecer que a França não terá essa capacidade como herança ”. E acrescentou: “A aquisição deste tipo de aeronave não parece sustentável devido ao custo de aquisição, implementação e manutenção”.
Porém do nada, uma luz apareceu no fim do túnel e, apesar da sorte ainda não está lançada…existe uma chance. Em seu copioso relatório sobre a preparação das forças francesas para operações de alta intensidade, os deputados Patricia Mirallès e Jean-Louis Thiériot afirmam ter ouvido que “os britânicos poderiam alugar ou vender suas frotas de Chinook transportar helicópteros para a França“. Infelizmente, os dois oradores não deram mais detalhes sobre este projeto e se ele é de fato, possível.
O assunto veio porque a Royal Air Force vai receber em breve um novo lote de Boeing CH-47ER Chinook Block II, cujas entregas estão programadas para começar em 2026 ao custo de US$ 599 milhões que poderá chegar a US$ 1.4 bilhão, e isto, provavelmente, irá colocar parte da frota disponível para negócio. A atual frota operacional de Chinook da RAF compreende cerca de 60 aeronaves das versões Mk4, Mk5, Mk6 e Mk6A, equipadas com cockpits digitais. Hoje eles servem em cinco Esquadrões (7 Sq, 18(B) Sq, 27 Sq, 28 Sq e 1310 Flt) e devem permanecer em serviço até 2040.
“Testado várias vezes em operações no Reino Unido e no exterior nos últimos 40 anos, o Chinook continua sendo uma importante capacidade de defesa britânica. Este anúncio garante as operações da Chinook nas próximas décadas e representa nosso compromisso com a modernização das capacidades, mantendo a interoperabilidade com os principais aliados”, disse o Vice-Marechal do r Nigel Colman, comandante da Força Conjunta de Helicópteros.
Resta saber se seria conveniente ou não assumir os antigos CH-47 Chinooks britânicos, com tudo o que isso implica em termos de manutenção em condições operacionais [MCO], tendo em conta que estas aeronaves acumulam horas de voo. Além disso, haveria investimento em treinamento de pilotos e mecânicos. Outro ponto: os britânicos querem de fato alugar ou vender à França?
@CAS