RAF iniciou policiamento aéreo OTAN na Romênia. A Royal Air Force (RAF) deslocou quatro caças Eurofighter Typhoon do Esquadrão IX (B), da RAF Lossiemouth, para a Romênia. As aeronaves do Reino Unido irão iniciar uma missão planejada de Policiamento Aéreo Avançado (eAP – enhanced Air Policing) da OTAN na região.
Os Typhoon chegaram na Base Aérea de Mihail Kogalniceanu, na costa do Mar Negro, região de Constanta, Romênia, onde realizarão desdobramento da missão eAP OTAN no verão do hemisfério norte. A missão aprimora a defesa aérea nacional romena, conduzido pela Força Aérea Romena (RoAF) e OTAN. O destacamento do Esquadrão IX (B) é compõem a 121 Ala Aérea Expedicionária (121 EAW), que consiste em cerca de 180 militares.
“Este desdobramento pré-planejado é a mais recente contribuição da RAF para o policiamento aéreo da OTAN. Voltamos à Romênia para garantir aos nossos aliados que o Reino Unido está totalmente empenhado em trabalhar ao lado dos nossos parceiros da OTAN para proteger os céus da Aliança. Esta missão defensiva de policiamento aéreo na região do Mar Negro é muito semelhante ao Alerta de Reação Rápida do Reino Unido, portanto, os pilotos e o pessoal de apoio são operadores experientes quando se trata de entregar o policiamento aéreo da OTAN. Apesar das circunstâncias difíceis causadas pelo COVID-19, estamos bem preparados e prontos para cumprir a missão”, disse o Comandante de Ala Lamping, Comandante da 121 EAW,
Esta é a terceira vez que a RAF realiza realiza esta missão de policiamento aéreo OTAN na região, demonstrando o comprometimento do Reino Unido como um dos líderes da Aliança.
@FFO