RAF inaugura o Atlantic Building para suporte à frota P-8 Poseidon. Em 03 de setembro, a Royal Air Force (RAF) inaugurou oficialmente o Atlantic Building, o novo hangar construído na Base da RAF Lossiemouth, Escócia, e destinado para manter a frota de P-8A MRA1 Poseidon do CXX Squadron.
Entregue pela DE&S (Defence Equipment & Support) do Ministério da Defesa do Reion Unido, as instalações de £ 100 milhões, possuem o hangar com três baias, acomodação para os esquadrões, setores de treinamentos e apoio à missão, além de dois simuladores de voo de última geração.
Durante os dois anos de construção, a obra gerou mais de 300 empregos, e teve como parceiro a Boeing Defense UK e o subcontratado local Robertson.
“O Atlantic Building de última geração, permite que nossa frota Poseidon desempenhe seu papel vital para a defesa do Reino Unido. O nome do edifício reflete a herança do CXX Squadron e a importância da missão da aeronave para proteger nossos interesses marítimos. Esta fantástica instalação é uma parte fundamental do investimento de £360 milhões da Defence na RAF Lossiemouth, que criou e apoiou centenas de empregos em Moray”, disse o Ministro da Defesa, Jeremy Quin.
Especializado em guerra anti-submarina (ASW), o Poseidon MRA1 (P-8A) é a aeronave de patrulha marítima multifuncional (MPA) da RAF. Trabalhando ao lado da Royal Navy e de aliados marítimos, os Poseidon tem a capacidade de localizar, identificar e rastrear submarinos potencialmente hostis que operam nas águas territoriais do Reino Unido.
Além do nome do The Atlantic Building, a RAF Lossiemouth comemorou esta semana o novo Standard apresentado ao CXX Squadron, que se reformou no ano passado e está operando a frota Poseidon.
O Oceano Atlântico foi, e continua a ser, de importância estratégica vital para o Reino Unido. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, o CXX Squadron foi implantado na Islândia, onde serviu com distinção e coragem na Batalha do Atlântico, tornando-se rapidamente o esquadrão de guerra anti-submarino de maior sucesso da história. O nome do edifício reflete a herança do esquadrão e a importância da missão que está sendo realizada.
“A equipe da DE&S está imensamente orgulhosa de seu papel central e do sucesso do projeto no fornecimento, não apenas de uma frota de aeronaves de patrulha marítima muito capazes, mas também da capacitação crítica do sistema de apoio à missão e serviços associados internos e contratados que incluem a magnífica instalação estratégica”, disse Malcolm French, líder da equipe DE&S P-8A Poseidon.
“Esse orgulho foi intensificado nas cerimônias de Lossiemouth, que celebraram a colaboração especial em toda a linha de frente/DE&S/indústria e a nomeação do Atlantic Building e tudo o que isso significa, no passado e no presente”, completou French.
O Governo do Reino Unido encomendou nove aeronaves Poseidon para a Boeing, sendo que cinco já foram entregues e estão baseados em RAF Lossiemouth. Mais quatro devem chegar ainda este ano.
ZP801 “Pride of Moray” – Recebido em fevereiro de 2020;
ZP802 “City of Elgin” – Recebido em março de 2020;
ZP803 “S/L Terence Bulloch DSO DFC” – Recebido em 14 de outubro de 2020;
ZP804 “Spirit of Reykjavik” – Recebido em 03 de novembro de 2020;
ZP805 “Fulmar” – Recebido em 02 de fevereiro de 2021.
ZP806 “Guernsey’s Reply” – Em fase final de testes pré-entrega.
Fonte: RAF