A Guerra Fria sempre geram boas histórias algumas que aguçam a nossa imaginação, como a de ver um Lockheed F-117A nas cores da Royal Air Force (RAF). Isto de fato quase aconteceu. Documentos que foram desclassificados dos Arquivos Nacionais Britânicos confirmaram que o então Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan ofereceu à primeira-ministra britânica Margaret Thatcher uma chance para ambos os países trabalharem no programa de caça stealth F-117 em 1986., no chamado Projeto Moonflower.
O Ministério da Defesa britânico recusou a oferta porque ainda era um ‘programa obscuro’, isto é, além de ter muitos pontos não esclarecidos, os britânicos achavam que era um investimento de alto risco. Muitos afiram que a proposta veio na esteira de apoio do UK a Operação El Dorado Canyon em abril de 1986, onde foi feito um ataque direto a Líbia pelos EUA, após o atentado a discoteca La Belle em Berlin Ocidental.
A última versão oferecida à Royal Air Force em 1995 foi o F-117C. A aeronave era para ser um F-117A equipado com aviônicos britânicos e motores EJ200 – proposto ao Eurofighter, além de uma série de componentes estruturais BAE ou subconjuntos. Porém o fim da Guerra Fria, os cortes do orçamento e os altos investimentos do Eurofigter Typhoon, impediram de nós vermos um Nighthawk com as marcas da RAF.
O F-117 foi baseado no demonstrador de tecnologia Have Blue e foi a primeira aeronave operacional a ser projetada com tecnologia stealth. O voo inaugural do Nighthawk ocorreu em 1981 e a aeronave alcançou o status de capacidade operacional inicial em 1983.
O Nighthawk foi envolto em segredo até que foi revelado ao público em 1988, sendo muito badalado na Guerra do Golfo de 1991. Somente a USAF empregou o F-117, que apesar de ter sido oficialmente aposentado em abril de 2008, ele ainda continua no inventário da USAF, estocados em Tonopah Test Range Airport, em Nevada. Desde 2009 foram registrados vários avistamentos de F-117 em voo, o que demonstra que ele não está assim, tão aposentado!
@CAS