RAF estende contrato com Airbus para suporte aos Puma HC2. O Ministério da Defesa do Reino Unido estendeu o contrato com a Airbus Helicopters UK para suporte a frota de Aérospatiale Puma HC2 (SA-330E) da Royal Air Force (RAF) até 2028, levantando dúvidas sobre o progresso na aquisição de um substituto, que virá do programa New Medium Helicopter (NMH) do Reino Unido.
A decisão de prorrogar este contrato tem implicações de longo alcance, particularmente para o programa New Medium Helicopter. Avaliado em £ 320 milhões (US$ 400 milhões), o contrato terá duração de até três anos, fornecendo manutenção e suporte para garantir a contínua prontidão e confiabilidade do Puma na RAF.
O contrato, que se enquadra na rubrica “Serviços de reparação e manutenção de aeronaves militares, mísseis e naves espaciais”, tem data limite para apresentação até 20 de setembro de 2023.
Isto denota que a transição não resolvida. O contrato atual, conhecido como acordo de apoio subsequente a frota de Puma, é uma extensão do apoio por mais três anos, começando em 1º de abril de 2025 e terminando em 31 de março de 2028. A extensão — que já era prevista em maio deste ano — como noticiamos aqui, levanta questões sobre a trajetória futura do programa Novos Helicópteros Médios.
O projeto NMH visa encontrar um substituto para os helicópteros Puma HC2, Griffin HAR2, Bell 212 AH1/AH3 e o AS365N3, das forças armadas britânicas. Os novos helicópteros serão operados em conjunto entre o Exército Britânico (British Army) e pela Royal Air Force (RAF), subordinados ao Comando Conjunto de Helicópteros (JHC). Sob NMH, o Reino Unido espera adquirir até 44 helicópteros. Os competidores são os Airbus/Boeing H175, Leonardo AW149 e Sikorsky S-70M.
“Leonardo, Airbus, Sikorsky e Bell apresentaram plataformas fortes, mas a decisão vai além da medição da capacidade — o Reino Unido deve considerar os benefícios que a sua escolha pode trazer para a economia britânica através do envolvimento da indústria e da produção nacionais“.
A Airbus Helicopters UK confirmou que nenhuma licença para suporte do Puma HC2 será concedida fora do Grupo Airbus Helicopters. Esta garantia reforça a sua posição como fornecedor de suporte para o Puma HC2 AC. A extensão deste contrato salvaguarda a prontidão operacional e a confiabilidade do Puma HC2 AC, garantindo que ele continue a servir para o Ministério da Defesa do Reino Unido, já que o programa do Novo Helicóptero Médio apresenta atrasos.
@CAS