RAF envia “Chinook Force” em apoio às tropas da OTAN na Estônia. A Royal Air Force (RAF) implantou na Base Aérea de Amari, Estônia, um destacamento de helicópteros de transporte pesado Chinook, com o objetivo de prestar apoio ao contingente avançado da OTAN estacionado na região do Mar Báltico.
Pertencente ao 27 Squadron, com base na RAF Odiham, a “Chinook Force” tem como objetivo aumentar a agilidade e o alcance dos Grupos de Batalha da OTAN estacionados na região. Com grande capacidade de carga, os helicópteros da RAF transportarão pessoas e equipamentos durante os exercícios na Finlândia e nos Estados Bálticos.
No dia 12 de julho, o Comando da “Chinook Force” realizou um evento de familiarização para explicar as capacidades do helicóptero aos militares das forças aliadas estacionadas na Estônia. Em Amari estão destacados esquadrões de defesa aérea com caças F-35 da USAF, Mirage 2000 da Armée de l’Air et de l’Espace francesa e F-16 da Belgische Luchtmacht (Força Aérea Belga), responsáveis pela proteção do espaço aéreo da OTAN na região.
Esta implantação é uma oportunidade para os militares da “Chinook Force” da RAF de treinarem em conjunto com uma ampla gama de Aliados e demonstrarem suas capacidades. Também dará às tripulações uma melhor compreensão do cenário na região do Báltico, melhorando suas capacidades operacionais e doutrinas.
O helicóptero de transporte pesado Chinook podem levar até 40 soldados ou 10 toneladas de equipamentos, a uma velocidade de até 300 km/h. Além das unidades de defesa aérea da OTAN, a “Chinook Force” da RAF participarão de exercícios conjuntos com fuzileiros navais portugueses e tropas francesas na Lituânia, Estônia e Finlândia.
@FFO