RAF e RNoAF fecham acordo de cooperação na operação dos F-35. A Royal Air Force (RAF) e a Royal Norwegian Air Force (RNoAF) concordaram em estabelecer uma cooperação mais estreita nas capacidades da aeronave F-35B Lightning II.
A cooperação segue a recente visita (16/01) do Major-General do RNoAF, Rolf Folland, à RAF Marham em Norfolk, East Anglia, Reino Unido, para aprender e descobrir em detalhes sobre as capacidades operacionais, manutenção e treinamento do F-35B Lightning II da RAF. A RAF Marham é a base da aeronave F-35 de caça furtiva de quinta geração, multifuncional e furtiva da RAF.
Durante esta visita, o chefe da RNoAF também foi acompanhado pelo chefe do estado-maior da RAF, Marechal do Ar, Sir Michael Wigston. Os dois oficiais discutiram várias oportunidades conjuntas para aprimorar e fortalecer as capacidades das forças das duas nações. Isso também inclui promover a colaboração operacional do Lightning II, já que o RNoAF também opera a variante do F-35A, como parte da comunidade global do Lightning II.
As forças norueguesas também estão trabalhando para desenvolver uma ampla gama de capacidades operacionais para sua frota de 52 aeronaves. A frota da RNoAF de F-35A Lightning II já iniciou seu novo papel como uma força de ‘Alerta de Reação Rápida’ na Noruega.
“A RAF e a RNoAF compartilham uma história rica e foi um prazer receber meu colega de volta ao Reino Unido esta semana. Exploramos o que mais poderíamos fazer na OTAN e como parceiros da Força Expedicionária Conjunta (JEF) prontos para defender nossa segurança coletiva, trabalhando cada vez mais juntos no Atlântico Norte, Norte da Europa e Região do Ártico” — Marechal do Ar, Sir Michael Wigston.
Além disso, a última reunião proporcionou uma oportunidade para os oficiais de ambas as nações trocarem ideias sobre várias capacidades marítimas futuras, como o emprego da aeronave Boeing P-8 Poseidon, operada pela RAF e pela RNoAF para realizar tarefas de busca e salvamento.
@CAS