O Reino Unido planeja aposentar toda a sua frota de aeronaves de treinamento Hawk T1, mantendo apenas 28 aeronaves Hawk T2. Esta foi mais uma informação publicada no documento “Defence in a competitive age” (Defesa em uma Era Competitiva), do Comando de Defesa britânico.
Atualmente a Royal Air Force (RAF) opera uma frota de 76 Hawk T1, principalmente usados como agressors pelo Esquadrão 100, além da famosa unidade de demonstração aérea Royal Air Force Aerobatic Team, popularmente conhecida como “The Red Arrows”.
Embora o Ministério da Defesa (MoD) tenha confirmado a manutenção dos Red Arrows, o jornal Express relatou que fontes de dentro da RAF temem que a equipe de demonstração aérea estaria com os seus dias contados, a menos que sejam encontradas novas fontes de apoio financeiro. A esquadrilha de demonstração tem uma série de patrocínios com algumas empresas como a BAE, Barbour, Breitling, Land Rover e a Rolls Royce, no valor aproximado de um milhão de libras.
Em tempos normais, a equipe faz cerca de 25 shows por ano, cobrando entre £10.000 e £30.000 por apresentação de trinta minutos, que são pagos diretamente para o MoD. Os Red Arrows receberam os BAE Hawk T1 em 1979, e atualmente operam uma frota composta por 13 jatos em suas demonstrações no Reino Unido e no exterior. A unidade conta com cerca de 11 pilotos e mais de 100 militares de apoio.
@FFO