RAF desloca Typhoons para Policiamento Aéreo OTAN a partir da Romênia. A Royal Air Force (RAF) enviou para a Romênia um destacamento de quatro caças Eurofighter Typhoon do 3 (Fighter) Squadron, baseados na RAF Coningsby, com objetivo de se reforçar a missão de policiamento aéreo da OTAN na região do Mar Negro. Os jatos britânicos ficarão sediados na Base Aérea Mihail Kogalniceanu, de onde partirão para as missões.
Além dos caças, a Ala Aérea Expedicionária (EAW) da RAF é composta por 150 militares da RAF Wittering, que recentemente receberam instruções no Centro de Treinamento Operacional da RAF Leeming.
“O Reino Unido continua comprometido com a segurança da OTAN e da Europa, diante da agressão russa e da invasão não provocada da Ucrânia”, disse James Heappey, Ministro das Forças Armadas do Reino Unido.
A missão aprimorada de Policiamento Aéreo OTAN na região do Mar Negro está sendo reforçada desde a invasão russa na Ucrânia. O Reino Unido denomina internamente essa como Operação Biloxi, na qual a RAF desempenha um papel importante para a segurança e dissuasão na Europa.
O Policiamento Aéreo é uma operação puramente defensiva e uma missão permanente da OTAN, iniciada durante a Guerra Fria em 1961. A missão garante a segurança e integridade do espaço aéreo de todos os membros da Aliança, através da monitoração realizada por Centros de Operações Conjuntos. Em caso de necessidade, caças da OTAN são acionados para realizar uma interceptação e identificação de aeronaves suspeitas, como parte do Alerta de Reação Rápida (QRA).
As operações deslocadas dos Typhoons da RAF são apoiados pelo pessoal do No 1 Expeditionary Logistics Squadron e do No 2 Mechanical Transport Squadron, que compõem desde 2020 a RAF Support Force.
A missão da OTAN aprimora o Policiamento Aéreo nacional normalmente conduzido pela Força Aérea Romena, que agora conta com o aprimoramento dos Typhoon da RAF para atuar nas missões QRA. Esta implantação é um acréscimo às missões contínuas de longa data realizadas pela OTAN em todo o flanco oriental da Europa.
Fonte: RAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO