RAF desativará caças Typhoon Tranche 1 com metade da vida útil disponível. A Royal Air Force (RAF) vai aposentar os seus Eurofighter Typhoon Tranche 1, com mais da metade de sua vida útil ainda disponível. A informação foi confirmada por James Heappey, Subsecretário Parlamentar de Defesa, em uma mensagem enviada em 02 de setembro, para o parlamento britânico.
Conforme o Subsecretário britânico, cerca de 30 caças Typhoon Tranche 1 estão na reserva operacional ou em manutenção, e no momento da retirada da frota, prevista para o ano de 2025, essas aeronaves terão, em média, cerca de 2.544,8 horas de voo. Este processo de desativação dos Typhoon mais antigos, havia sido publicada em um documento do Comando de Defesa do Reino Unido, em março deste ano.
Os Typhoon Tranche 1 tem uma vida útil prevista de 6.000 horas, o que significa que eles serão retirados de serviço com pouco mais da metade da vida útil disponível. A razão para essa aposentadoria precoce deve-se, principalmente, pelo fato dessas aeronaves estão equipadas com as primeiras versões dos computadores de missão, componentes e hardwares embarcados, o que necessitaria de alto investimento para atualizá-las ao padrão mais recente.
Informações de oficias da RAF, dão conta que os últimos lotes do Eurofighter Typhoon excederam muito as capacidades dos primeiros exemplares produzidos. Os Tranche 1 estão sendo usados pela RAF basicamente no treinamento dos pilotos que vão operar as versões mais atuais do caça.
@FFO