• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RAF desativa seus Sentinel R1 e o V (AC) Squadron

2 de abril de 2021
A RAF desativou as 5 aeronaves Sentinel R1 d V(AC) e descomissionou o Squadron da RAF Waddington em 31 de março. Fim de uma era na RAF (Foto: Mod UK).

RAF desativa seus Sentinel R1 e o V (AC) Squadron. Em uma cerimonia militar realizada na RAF Waddington em 31 de março de 2021, a Royal Air Foce (RAF) desativou oficialmente as aeronaves Raytheon Sentinel R1 e, por consequência, dissolveu o 5 (AC) Squadron (V [Army Cooperation] Squadron).

Cerimônia de desativação realizada na RAF Waddington do V (AC) Sq e do Sentinel R.1 (Foto: RAF).
Cerimônia de desativação realizada na RAF Waddington do V (AC) Sq e do Sentinel R.1 (Foto: RAF).

A Royal Air Force realizou o último voo operacional do Raytheon Sentinel R1 no dia 25 de fevereiro de 2021 da RAF Waddington, fechando 14 anos de serviço. As aeronaves do Esquadrão V (AC) voaram cerca de 32.300 horas, realizando aproximadamente 4.870 surtidas durante sua vida útil. A retirada do serviço foi anunciada como parte da Análise Estratégica de Defesa e Segurança de 2015. As principais razões para esta decisão foram o alto custo operacional e uma atualização ainda mais cara ainda.  O último foi operacional foi feito pelo R1 ZJ694 com call sing Ascot 7303.  Durante esta missão, a aeronave sobrevoou a Polônia e a Lituânia enquanto coletava informações sobre a atividade militar nas áreas de Kaliningrado (Rússia) e Bielo-Rússia.

Cerimônia de desativação realizada na RAF Waddington do V (AC) Sq e do Sentinel R.1 (Foto: RAF).
Cerimônia de desativação realizada na RAF Waddington do V (AC) Sq e do Sentinel R.1 (Foto: RAF).

A saída dos R1 do 5 (AC) Sqn deixa a RAF sem nenhuma capacidade ISR e J-STARS. Esta poderá ser suprida em parte pelo Boeing P-8A e pelos E-7 e Protector RG Mk.1 (UAS MQ-9B), porém não no mesmo nível.

A RAF operou cinco unidades do Sentinel R1, recebidos a partir de janeiro de 2002. Os jatos são baseados no bimotor executivo Bombardier BD700-1A10 Global Express, e altamente modificados pela Raytheon Technologies, receberam o sistema ASTOR (Airborne Stand-Off Radar). Em alta altitude, o ASTOR e equipamento da missão a bordo rastreava e registrava imagens de vários alvos a grandes distâncias, ampliando a conciencia no campo de batalha. As primeiras operações dos RAF Sentinel R1 foi em apoio ao Exército Britânico no Afeganistão em 15 de Novembro de 2008. Os jatos também foram usados em combate na Líbia (Operação Ellamy), Síria e no Iraque (Operação Shader).

A história do V (AC) Sq remonta muito mais além de 2004. A unidade foi ativada em 26 de julho de 1913 e serviu com destinação na França durante a Primeira Guerra Mundial. Os anos 1920 até 1947 foram passados ​​na Índia, seguido por um curto período como unidade de reboque de alvos no Reino Unido (1949-1951) e como unidade de caça com a Força Aérea Real na Alemanha (1952-1965). O tempo como unidade de caça continuou no Reino Unido em RAF Binbrook com Lightnings (1965-1988) e RAF Coningsby com Tornado F3s (1989-20002). Esperamos ver este esquadrão sendo reativado novamente no futuro!

Um RAF Sentinel R1 do V (AC) Squadron decolada da RAF Akrotiri. As cinco aeronaves serõa sutareadas (Foto: RAF).

O Ministério da Defesa do Reino Unido lançou um edital para desmanche das aeronaves, que estão armazenadas na RAF Waddington.

  • ZJ690 retirado de serviço em fevereiro de 2021;
  • ZJ691 retirado de serviço em março de 2021;
  • ZJ692 retirado de serviço em março de 2021;
  • ZJ693 levado para Waddington em 25 de fevereiro de 2021;
  • ZJ694 retirado de serviço em em 31 de março de 2021.

@FFO/CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login