RAF cria Ala Aérea de ISTAR em Waddington. Em 17 de maio de 2021, ocorreu a ativação oficial na RAF Waddington da Ala Aérea Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR). A Ala estará sob o comando do Group Captain Chris Melville com a RAF Waddington continuando a ser comandada pelo Group Captain Stephen Kilvington. A Ala Aérea foi formada com base no futuro modelo operacional, uma proposta apresentada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica para criar a Força Aérea da próxima geração.
A Ala Aérea ISTAR compreenderá os Esquadrões de voo (8, 13, 14, 39, 51 e 54 Sq), Ala de Apoio Aéreo, Ala de Engenharia Aérea, Ala Número 1 de Vigilância e Reconhecimento de Inteligência e a Unidade de Conversão Operacional ISTAR. RAF Waddington continuará a operar normalmente, com a a Força ISTAR e apoiando os resultados operacionais do Air and Space Warfare Centre, 8 Force Protection Wing e suas várias Unidades de Reserva, enquanto projetos futuros incluem a implementação do Protetor e integração de as setas vermelhas.
“A reestruturação do comando na RAF Waddington reconhece o tamanho, escopo e complexidade da atividade da base aérea e proporcionará a oportunidade de nos concentrarmos em toda a amplitude de nossos esforços. Estou ansioso para trabalhar junto com o Comandante da Air Wing para desenvolver nosso pessoal, infraestrutura e engajamento, ao mesmo tempo em que sustenta resultados operacionais excepcionais e abre caminho para futuras capacidades”.
Capitão do Grupo Kilvington – Comandante da RAF Waddington.
A reestruturação do comando no RAF Waddington segue os passos das mudanças recentemente implementadas na RAF Brize Norton e faz parte do foco de melhoria contínua do RAF. DE certa forma, a reestruturação que a RAF está implantando é muito similar a criada pela FAB, com Alas que possui uma base aérea que abriga unidades aéreas, de manutenção, logística e administrativas.
“Estou extremamente animado para assumir o papel de Comandante da Ala Aérea dos ativos ISTAR baseados em Waddington. O trabalho será desafiador, mas extremamente satisfatório e continua a transição do RAF em direção a um novo modelo operacional. Ao longo de sua história, a RAF tem evoluído continuamente e adotado novas formas de trabalhar, e este é mais um passo nessa jornada, enquanto rumamos para a próxima geração de RAF”.
Group Captain – Melvill Comandante ISTAR Air Wing.