

RAF: Chinook Extended Range rumo à certificação. O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que o Programa de Sustentação de Capacidades do CH-47F Chinook ER continua no caminho certo, após preocupações anteriores destacadas pela NISTA, sobre riscos da certificação da primeira etapa do projeto.
A NISTA ou National Infrastructure and Service Transformation Authority havia demonstrado preocupação com a capacidade de manter o programa no prazo. O Chinook 47F ER ou Chinook HC7 na RAF será o novo padrão de helicóptero de transporte pesado do Reino Unido.
Em março de 2024, o MoD anunciou sua intenção de comprar 14 novos modelos Chinook Block II Extended Range (ER) ao custo de £ 1,4 bilhão. O Chinook HC7, terá o dobro do alcance dos 14 Chinook HC6A mais antigos, o qual eles substituirão. Ele será usado predominantemente para operações especiais.
O Chinook Extended Range (ER) é a versão mais recente versão do helicóptero de transporte pesado CH-47, construído sobre a fuselagem do CH-47F Block II, com atualizações importantes, incluindo sistemas de combustível aprimorados e fuselagem reforçada. Oferece desempenho significativamente aprimorado, alcance estendido e aviônicos digitais avançados. Os principais clientes desta versão incluem o US Army e a Royal Air Force (RAF) e o Japão (JASDF).
O Ministro da Defesa, Luke Pollard, disse que “o Relatório Anual da Autoridade Nacional de Infraestrutura e Transformação de Serviços 2024–25 fez referência ao risco de certificação do Chinook H-47 (Extended Range) para destacar que o compartilhamento oportuno de informações entre os EUA e o Reino Unido era importante para cumprir o cronograma do Programa”.
Ele acrescentou que “progressos significativos foram feitos desde a publicação do relatório do NISTA para garantir a divulgação oportuna de informações pelo Governo dos EUA. O Programa está a caminho de realizar testes de voo em 2027, gerenciados em associação com o Governo dos EUA, antes do acordo final de certificação com a Autoridade de Aviação Militar do Reino Unido”.
Pollard observou que o relatório do NISTA também reconheceu a atenção e os recursos consideráveis dedicados à certificação, ressaltando a importância da variante Extended Range para as operações de transporte pesado da RAF.
Em uma resposta relacionada, Pollard confirmou a composição atual da frota Chinook, afirmando que “atualmente há oito variantes HC5, 14 HC6 e 29 HC6A Chinook em serviço”. Embora ele tenha omitido detalhes sobre a vida útil individual das fuselagens por motivos de segurança nacional, ele reafirmou que “a aposentadoria dos 14 helicópteros Chinook mais antigos será sincronizada com a entrega de 14 novas aeronaves Chinook H-47F Extended Range de última geração a partir de 2027”.
O H-47ER contará com aviônicos aprimorados, maior alcance e interoperabilidade aprimorada com as forças aliadas. Sua introdução visa manter a prontidão contínua para transporte de cargas pesadas enquanto as plataformas legadas da RAF são descontinuadas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS