RAF apresenta o esquema de cores dos Wedgetail AEW Mk1. A Royal Air Force (RAF) divulgou em suas redes sociais o padrão de cores e marcas que será adotado pela sua frota de aeronaves de alerta aéreo antecipado Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1, que vai substituir a partir de 2023, os Boeing E 3D Sentry aposentados em 2021.
A pintura das aeronaves será toda em cinza-claro, com as marcas da unidade na cauda e, no nariz, o escudo da Força Aérea de Alerta e Controle Aéreo da OTAN (NATO Airborne Early Warning and Control Force), refletindo o compromisso do Reino Unido de continuar a fornecer à Aliança vigilância aérea, comando e controle, gerenciamento do campo de batalha aeroespacial e de comunicações.
Além disto, a expressão ROYAL AIR FORCE e o cocar da RAF foram aplicados na fuselagem, bem como o tradicional retângulo vermelho e azul na cauda. As matrículas serão de WT001 a WT003. As três aeronave irão operar no Esquadrão VIII, com base na RAF Lossiemouth, cujo emblema da adaga árabe foi aplicado na deriva, junto com a dezena final da matrícula.
“A adaga, conhecida como jambiya, foi adotada em reconhecimento à longa associação da unidade com a Arábia e está embainhada para simbolizar os deveres de guardião do Esquadrão. No nariz está o escudo da Força Aérea de Alerta e Controle Aéreo da OTAN, refletindo o compromisso do Reino Unido de continuar a fornecer à Aliança vigilância aérea, comando e controle, gerenciamento de batalha aeroespacial e comunicações. Ver a jambiya do 8 Esquadrão e o escudo da Força de Controle e Alerta Aéreo da OTAN ganhar vida na pintura Wedgetail Airborne Early Warning Mk1 reflete nosso compromisso contínuo com a OTAN e marca um passo significativo na entrega dessa capacidade” — Air Commodore Hicks, responsável Sênior do Programa Wedgetail.
Em março de 2019 o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato com a Boeing no valor de £1,5 bilhão (US $ 1,8 bilhão), para a aquisição de cinco E-7A Wedgetail AEW, com objetivo de substituir a sua frota de antigos E-3D Sentry do Esquadrão Nº 8 da RAF Waddington, Lincolnshire. Porém, em março deste ano, o MoD informou que irá reduzir para três E-7A, face a cortes em alguns programas de defesa. Os novos E-7A Wedgetail serão baseados na RAF Lossiemouth, em Moray, Escócia.
Os Boeing E-7 Wedgetail (AEW&C) da RAF estão em processo de conversão desde o início do ano, conforme publicamos aqui. Os trabalhos iniciaram após a Autoridade de Aviação Militar do Reino Unido (MAA — Military Aviation Authority) aprovarem a Boeing e STS Aviation Services para modificar a primeira aeronave, que deverá ser entregue em meados de 2023. O primeiro Wedgetail britânico será convertido a partir de uma fuselagem usada de um Boeing 737-73W BBJ civil, fabricada em 2012 e entregue para a companhia charter chinesa Deer Jet.
@CAS