RAF aposenta seus quatro BAe-146 e dois vão para museus. A Royal Air Force (RAF) está aposentando dois jatos de transporte BAe146 Mk2 (versão civil Bae-146-100), que estão na sua frota desde 1986. Eles serão preservados nos museus British Airliner Collection, em Duxford, Cambridgeshire, e no South Wales Aviation Museum, em St Athan, South Glamorgan.
Operados pelo 32 Squadron (The Royal), sediado na Base RAF Northolt, os dois Bae-146 Mk2, matriculados ZE700 e ZE701, durante toda a sua vida operacional transportaram militares, autoridades, ministros de estado e, ocasionalmente, membros da Família Real.
Equipados com sistemas defensivos, os BAe-146 realizaram algumas missões de transporte de Comandantes Militares, funcionários de governo e pequenas cargas, para ambientes de alto risco no exterior.
“Os BAe146 serviram ao Reino Unido com orgulho ao longo de muitas décadas, inclusive durante inúmeras operações, incluindo Iraque e Afeganistão. Após quatro décadas de serviço, a aeronave chegou ao fim de sua vida útil, e estou muito satisfeito que eles estejam indo para boas casas, e se reunindo às coleções de dois fantásticos museus de aviação”, disse o Air Vice-Marshal Suraya Marshall, Comandante do No 2 Group.
Além dos dois BAe-146 Mk2, a RAF está retirando de serviço outros dois Bae-146 Mk3 (BAe146-200), uma versão mais longa, e adquiridas em 2013. Essas duas aeronaves, matriculadas ZE707 e ZE708, foram vendidas para um operador civil. Todas as quatro aeronaves serão entregue para os seus novos proprietários nas próximas semanas.
Os quadrimotores British Aerospace BAe-146 são aeronaves silenciosas e robustas, equipadas com sistemas redundantes que as capacitam para missões longe das suas bases, por longos períodos e baixa oferta de suporte. O Mk3 possui uma porta de carga lateral de 3,33 m × 1,93 m, na parte traseira da fuselagem, e capacidade de carga para 10 toneladas. Operando na versão civil “QC” (Quick Change), ele possibilita operações com cargas paletizadas, e a instalação (ou retirada) dos assentos de passageiros paletizados rapidamente.
A RAF informou que está estudando um vetor para substituir os Bae-146, e que será dicvulgado em breve.
Fonte: RAF
@FFO