• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RAF aposenta seus MQ-9 após 18 anos de serviço

23 de outubro de 2025
RAF aposenta seus MQ-9 após 18 anos de serviço. RAF MQ-9 armado com mísseis AGM-114 Hellfire. Foto: MoD UK.
RAF aposenta seus MQ-9 após 18 anos de serviço. RAF MQ-9 armado com mísseis AGM-114 Hellfire. Foto: MoD UK.

RAF aposenta seus MQ-9 após 18 anos de serviço. A Royal Air Force (rAF) anunciou a aposentadoria de seu Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (RPAS) MQ-9 Reaper após quase duas décadas de serviço.

A plataforma fez seu voo operacional final após mais de 173.000 horas de voo em operações de combate no Afeganistão, Iraque e Síria. O Reaper entrou em serviço pela RAF em outubro de 2007 para fornecer apoio urgente às forças britânicas no Afeganistão. Posteriormente, tornou-se central nas operações da coalizão sob a Operação Shader, realizando missões contra o Daesh no Iraque e na Síria. Autoridades observaram que a frota havia acumulado o equivalente a quase 20 anos de voo contínuo, comparável a uma viagem de ida e volta à Lua mais de 50 vezes.

RAF MQ-9 armado com mísseis AGM-114 Hellfire. Foto: MoD UK.
RAF MQ-9 armado com mísseis AGM-114 Hellfire. Foto: MoD UK.

A RAF teve ao todo 14 General Atomics MQ-9A Reaper, matriculados de ZZ220 a ZZ213, que sempre serviram no XIII Esquadrão, sediados na RAF Waddington.

O sistema será substituído pelo MQ-9B Protector RG Mk1, que deverá trazer uma mudança radical no poder aéreo pilotado remotamente. O Protector oferece mais de 40 horas de autonomia, sistemas de armas aprimorados, sensores avançados e a capacidade de operar no espaço aéreo do Reino Unido devido à sua certificação. Ele realizará missões que vão desde vigilância e busca e salvamento até operações armadas ao lado de parceiros da OTAN.

O Marechal-do-Ar Harv Smyth, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, afirmou: “Nos últimos 18 anos, o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Reaper tem sido a espinha dorsal das operações da RAF no Oriente Médio. Suas capacidades têm sido cruciais no apoio às forças do Reino Unido e da Coalizão, e contribuiu significativamente para a capacidade da RAF de ser ágil, integrada e pronta para voar e combater. Com um número impressionante de horas de voo operacional, estou extremamente orgulhoso de todo o pessoal da RAF que esteve envolvido em sua operação altamente qualificada ao longo de tantos anos.”

Protector RG Mk1 é o substituto do MQ-9A Reaper. Foto: MoD UK.
 Protector RG Mk1 é o substituto do MQ-9A Reaper. Foto: MoD UK.

As operações mais recentes foram realizadas pelo XIII Esquadrão da RAF Waddington, com equipes compostas por um piloto, um operador de sensor e um coordenador de inteligência de missão controlando aeronaves implantadas no Oriente Médio.

Capitão de Divisão Stu McAdam, Comandante do XIII Esquadrão, disse: “É com pesar, mas com imenso orgulho, que voamos em nossa última missão e aposentamos o MQ-9A Reaper de serviço após 18 anos de operações contínuas. Com a introdução do MQ-9B Protector, o futuro certamente é promissor para o XIII Esquadrão e para toda a área de Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados.”

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login