

RAF aposenta seus MQ-9 após 18 anos de serviço. A Royal Air Force (rAF) anunciou a aposentadoria de seu Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (RPAS) MQ-9 Reaper após quase duas décadas de serviço.
A plataforma fez seu voo operacional final após mais de 173.000 horas de voo em operações de combate no Afeganistão, Iraque e Síria. O Reaper entrou em serviço pela RAF em outubro de 2007 para fornecer apoio urgente às forças britânicas no Afeganistão. Posteriormente, tornou-se central nas operações da coalizão sob a Operação Shader, realizando missões contra o Daesh no Iraque e na Síria. Autoridades observaram que a frota havia acumulado o equivalente a quase 20 anos de voo contínuo, comparável a uma viagem de ida e volta à Lua mais de 50 vezes.

A RAF teve ao todo 14 General Atomics MQ-9A Reaper, matriculados de ZZ220 a ZZ213, que sempre serviram no XIII Esquadrão, sediados na RAF Waddington.
O sistema será substituído pelo MQ-9B Protector RG Mk1, que deverá trazer uma mudança radical no poder aéreo pilotado remotamente. O Protector oferece mais de 40 horas de autonomia, sistemas de armas aprimorados, sensores avançados e a capacidade de operar no espaço aéreo do Reino Unido devido à sua certificação. Ele realizará missões que vão desde vigilância e busca e salvamento até operações armadas ao lado de parceiros da OTAN.
O Marechal-do-Ar Harv Smyth, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, afirmou: “Nos últimos 18 anos, o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Reaper tem sido a espinha dorsal das operações da RAF no Oriente Médio. Suas capacidades têm sido cruciais no apoio às forças do Reino Unido e da Coalizão, e contribuiu significativamente para a capacidade da RAF de ser ágil, integrada e pronta para voar e combater. Com um número impressionante de horas de voo operacional, estou extremamente orgulhoso de todo o pessoal da RAF que esteve envolvido em sua operação altamente qualificada ao longo de tantos anos.”

As operações mais recentes foram realizadas pelo XIII Esquadrão da RAF Waddington, com equipes compostas por um piloto, um operador de sensor e um coordenador de inteligência de missão controlando aeronaves implantadas no Oriente Médio.
Capitão de Divisão Stu McAdam, Comandante do XIII Esquadrão, disse: “É com pesar, mas com imenso orgulho, que voamos em nossa última missão e aposentamos o MQ-9A Reaper de serviço após 18 anos de operações contínuas. Com a introdução do MQ-9B Protector, o futuro certamente é promissor para o XIII Esquadrão e para toda a área de Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados.”
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS