begun procedures, on the 10th of September 2023, to deploy an A400 for disaster relief. Air Movements Squadron (AMS) Logistics Movements, personnel began packing pallets to be loaded onto the A400 later that day. The Interior Ministry stated that 2,012 people have been killed with 2,059 injuries, with 1,404 in critical condition, after Fridays 6.8 magnitude earthquake.
RAF apoia as vítimas do terremoto no Marrocos. Dois Airbus A400M Atlas da RAF estão transportando equipes de busca e resgate do Reino Unido para Marrocos após o terremoto de magnitude 6,8 do último dia 8/09. As equipes incluem 60 especialistas em busca e resgate, uma equipe de avaliação médica, quatro cães de busca e equipamentos de resgate.
A primeira aeronave decolou da RAF Brize Norton no início da noite de 10/09 e a segunda aeronave seguiu dia 12/09. O A400M Atlas tem capacidade para transportar 37 toneladas por mais de 2.000 milhas (ca. 3.219 km), o que lhe permite transportar as equipes para Marraquexe sem reabastecer.
“Este é um momento devastador para o povo de Marrocos, especialmente para aqueles que têm entes queridos que perderam ou estão desaparecidos. O Reino Unido assumiu um papel de liderança no esforço internacional para melhorar as operações de busca e salvamento — agindo rapidamente para implantar o nosso transporte aéreo estratégico para levar pessoal especializado e ajuda. Apoiamos firmemente Marrocos enquanto eles superam este terrível evento.”
Secretário de Defesa Grant Shapps
A equipe internacional de busca e resgate do Reino Unido (UKISAR) responde a desastres em nome do Foreign, Commonwealth and Development Office. Eles possuem equipamentos de busca especializados, incluindo dispositivos de escuta sísmica, equipamentos para cortar e quebrar concreto, ferramentas de escoramento e escoramento.
O kit especializado dá à equipe a capacidade de levantar, cortar e remover concreto e entulho para alcançar as pessoas sob os edifícios desabados.
A Equipa Médica de Emergência do Reino Unido (EMT) enviou uma equipa de avaliação médica britânica de quatro pessoas para avaliar a situação no terreno e coordenar com as autoridades marroquinas.
@CAS