RAF: £110 milhões para a frota de Shadow. O Ministério da Defesa do Reino Unido está fazendo através da Royal Air Force (RAF) um aporte de £110 milhões, em um contrato concedido à Raytheon UK, que aumentará a frota atual de seis aeronaves para oito aeronaves junto com a integração dos mais recentes UK Sovereign Defensive Aids Systems, garantindo que essa capacidade vital continue a fornecer coleta de dados de inteligência nos próximos anos.
O Beechcraft Shadow R1 é baseado na célula do Beech 350 Super King Air. Sua missão é Intelligence, Surveillance, Target Acquisition, and Reconnaissance (ISTAR). Hoje os Shadow R1 estão lotados no 14 Squadron sediado na RAF Waddington (EGXW). Através do Shadow Mk2 Upgrade Programme, os seis Shadow R1 serão elevados, junto com duas novas células ao padrão Shadow R2.
O R2 será capaz de coletar os dados coletados e avaliar eles enquanto a aeronave está no ar durante uma missão. Para proteger a aeronave de um possível ataque, a aeronave será equipada com um sistema defensivo no estado da arte (UK Sovereign Defensive Aids Systems), aumentando sua capacidade de se defender e operar em um espaço aéreo hostil. A previsão é que o primeiro Shadow Mk2 seja entregue em 2023 e o último em 2025.
“Este investimento permitirá que a frota Shadow seja aumentada em tamanho e equipada com a mais recente tecnologia, fornecendo uma capacidade chave como parte da Força Aérea de próxima geração do RAF. Espera-se que a primeira aeronave atualizada seja entregue ao RAF em junho de 2023, com a entrega da oitava aeronave Shadow RMk2 antes do final de 2025 “
Group Captain Shaun Gee
Shadow Programme Senior
O investimento para uma frota Shadow atualizada faz parte da visão definida no Documento do Comando de Defesa, que é garantir que as Forças Armadas estejam preparadas para ameaças novas e emergentes. Essa ambição é sustentada por um aumento de £24 bilhões nos gastos com defesa nos próximos quatro anos.
“Este contrato é o resultado do trabalho colaborativo entre a DE&S e a indústria e garante que a RAF tenha a capacidade de classe mundial necessária para proteger os interesses do Reino Unido contra ameaças em constante evolução.”
Sir Simon Bollom – DE&S CEO.
Fonte: RAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS