Radar turco MILSAR é usado para detectar minas à deriva no mar. O radar MILSAR SAR/MTI, desenvolvido pela empresa turca Meteksan Defense, foi integrado ao Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV — Unmanned Aircraft System) TAI ANKA do Comando das Forças Navais da Turquia. Desde o final de abril ele está sendo usado para com objetivo de detectar algumas minas a deriva no Mar Negro.
Os radares MILSAR permitem que veículos aéreos não tripulados, que atuam como “pontos de observação aéreo de longa permanência”, sejam ativos mesmo em condições climáticas adversas, onde os sistemas eletro-ópticos são ineficazes ou quando voam acima das nuvens. A Turquia tornou-se um dos poucos países que podem detectar minas na superfície do mar usando a tecnologia de radar, graças à integração do MILSAR aos UAVs ANKA.
Os radares abertura sintética capazes de companhar alvos móveis são sensores essenciais para aeronaves e satélites de reconhecimento e vigilância, pois fornecem imagens de alta resolução em condições meteorológicas onde os sensores eletro-ópticos são ineficazes, sob condições de neblina ou nuvens.
O MILSAR pode efetuar rastreamento diurno e noturno em todas as condições climáticas. Com seu peso inferior a 30 kg, sua capacidade de obter imagens de alta resolução a grandes distâncias, sua fácil integração em plataformas e sua facilidade de uso, o MILSAR adiciona potência às plataformas de veículos aéreos não tripulados.
O MILSAR permite obter imagens com resolução de até 30 centímetros independentemente da distância, mesmo quando não há visibilidade.
O radar MILSAR SAR/MTI começou a operar em coordenação com o Comando das Forças Navais da Turquia após o aparecimento de ameaças de minas no Mar Negro. As minas podem ser detectadas em tempo real no modo SAR usando imagens MILSAR, que captam imagens detalhadas ao escanear grandes áreas da superfície do mar.
Fornecendo vigilância de qualidade em uma ampla área graças à sua resolução independente de alcance, a MILSAR desenvolveu um conjunto significativo de recursos para detectar minas perdidas que representam uma grande ameaça à segurança em todas as condições climáticas, dia e noite, instantaneamente dentro dos limites dos mares turcos.
@CAS
O ANKA III, mais novo drone de combate da Turkish Aerospace Industries (TAI), realizou com sucesso em 28/12, o seu primeiro voo. A informação foi divulgada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nas suas redes sociais.
Em "Notícias"
O ANKA III, nova aeronave de combate não tripulada (UCAV) furtiva desenvolvida pela Turkish Aerospace Industries (TAI), realizou o primeiro disparo de míssil a partir do seu compartimento interno da fuselagem. O teste foi confirmado em 13 de janeiro pela fabricante através de um anúncio nas suas redes sociais.
Em "Notícias"
A Turkish Aerospace Industries (TAI) anunciou que recentemente o seu novo veículo aéreo não tripulado de combate (UCAV) Anka III realizou com sucesso o primeiro voo de testes armado. Em declaração nas suas redes sociais, a TAI informou que o Anka III transportou com sucesso uma munição guiada Teber-82 montada…
Em "Notícias"