• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Radar marítimo AESA Leonardo Seaspray será integrado no GA-ASI MQ-9B SeaGuardian

1 de fevereiro de 2021
Imagem virtual do MQ-9B SeaGuardian equipado com radar Leonardo Seaspray (Arte: GA-ASI).

A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) está trabalhando com a empresa italiana Leonardo para integrar o radar Leonardo Seaspray 7500EV2 no pod central do RPAS MQ-9B SeaGuardian (Remotely Piloted Aircraft System). A integração deste radar, líder de mercado, ampliará sobremaneira a capacidade ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) marítima para os usuários do Seaguardian.

O RPAS MQ-9B da GA-ASI, foi desenvolvido para operações de longa duração sob quaisquer condições climáticas. Está em conformidade com o padrão de aeronavegabilidade da OTAN para aeronaves não tripuladas (STANAG-4671) e equipado com sistema anti-colisão TCAS (Traffic Collision Avoidance System, o que permitem operações seguras em espaço aéreo civil.

O SeaGuardian está equipado com radar de busca de superfície marítima multimodo, com modo de imagem do Radar de Abertura Sintética Inversa (ISAR), um receptor do Sistema de Identificação Automática (AIS) e um sensor de alta definição Full-Motion Video, equipado com câmeras ópticas e infravermelhas. Este conjunto de sensores, aumentado pela correlação automática de rastreamento e algoritmos de detecção de anomalias, permite a identificação em tempo real de embarcações a grandes distâncias.

O radar Leonardo Seaspray 7500EV2 com tecnologia Active Electronically Scanned Array (AESA), pode detectar, rastrear e classificar centenas de contatos marítimos. A integração também incluirá uma abordagem de Open Mission Systems (OMS), que permite ao SeaGuardian e seu conjunto de sensores oferecer flexibilidade operacional e de sustentação para seus usuários.

Vários países usam os radares Leonardo Seaspray E-scan, e a empresa tem utilizado o feedback operacional desses clientes para expandir e otimizar o conjunto de modos avançados do radar. Isso inclui a capacidade patenteada pela Leonardo de detecção de pequenos alvos, que permite localizar objetos extremamente difíceis, como periscópios submarinos e indivíduos naufragados a longa distância, mesmo em mares muito tempestuosos. Um ponto chave dos radares Leonardo E-scan é sua alta confiabilidade e baixo índice de falhas e indisponibilidades.

O Seaspray aprimora muito as capacidades do MQ-9B e se baseia na parceria entre GA-ASI e a Leonardo. No início deste ano, a GA-ASI anunciou a conclusão do trabalho inicial de integração da unidade de vigilância eletrônica Leonardo SAGE no SeaGuardian, equipando as aeronaves com a capacidade de coletar informações de inteligência sobre emissores de radar marítimo e terrestre em uma ampla área.

Os clientes poderão escolher entre uma ampla variedade de sensores e cargas úteis na plataforma SeaGuardian, com Seaspray e SAGE como opções de sensores disponíveis no mercado.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login