Radar ECRS Mk2 começa a ser testado para emprego nos Typhoon da RAF. Em breve os Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF) serão equipados com novos radares BAE Systems/Leonardo ECRS Mk2. O Ministério da Defesa britânico anunciou em 21 de abril que o protótipo ECRS Mk2 já foi entregue para testes nas instalações de testes da BAE Systems.
A até o final de 2023 o radar será submetido a testes de solo nas instalações de ensaios em voo da BAE Systems. Serão pré-testados e verificados todos os sistemas, bem como o seu funcionamento. Este ano está voltado para testes e possivelmente correção de problemas. O ECRS Mk2 foi desenvolvido pela empresa italiana Leonardo e agora serão integrados aos Typhoons britânicos com apoio local da BAE.
Londres espera que os primeiros Typhoon FGR4 da RAF comecem a receber a integração do ECRS Mk2 no próximo ano. O Eurofighter Typhoon é o carro-chefe da RAF. Ao integrar o ECRS Mk2, a Royal Air Force será capaz de realizar uma supressão muito mais forte e bloquear os sistemas de defesa aérea inimigos. Por último, mas não menos importante, o novo radar aumentará significativamente a capacidade ofensiva além do alcance visual (BRV).
O próximo passo é a integração em um Eurofighter Typhoon britânico. O caça realizará uma série de voos que confirmarão a prontidão do radar para ser totalmente integrado a toda a frota Eurofighter Typhoon.
O radar não sai barato. Seu desenvolvimento totalizou quase 2,35 bilhões de libras esterlinas. Este radar faz parte do programa de atualização do Typhoon, também conhecido como Fase 4. Essa atualização afetou não apenas a Grã-Bretanha, mas também a Alemanha, Espanha e Itália.
@CAS