• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Radar AESA da Hanwha para o KF-21 passa a ser produzido em série

14 de agosto de 2025
Radar AESA da Hanwha para o KF-21 passa a ser produzido em massa. Foto: Hanwha.
Radar AESA da Hanwha para o KF-21 passa a ser produzido em série. Foto: Hanwha.

Radar AESA da Hanwha para o KF-21 passa a ser produzido em série. A Hanwha Systems está iniciando a produção em massa do primeiro radar de matriz eletrônica de varredura ativa (AESA) produzido internamente para o caça KAI KF-21 Boramae da Republic of Korea Air Force (ROKAF).

A empresa disse que o evento confirma que o sensor está pronto para passar do desenvolvimento de engenharia para a integração na frota do caça bimotor da Korea Aerospace Industries (KAI).

A fase de produção em série segue um processo industrial de duas etapas: um contrato de produção inicial assinado no ano passado e um acordo de taxa integral concluído no início deste ano. No âmbito do programa atual, a Hanwha Systems entregará 40 radares AESA entre 2025 e 2028 para instalação na frota de KF-21 da ROKAF. O ritmo de entrega está alinhado com o cronograma de produção de aeronaves da KAI e com o esforço da Coreia do Sul para montar esquadrões de Boramae.

O desenvolvimento do radar começou em 2016, com a Hanwha revelando um primeiro protótipo em 2020. Desde então, o projeto progrediu passando por marcos funcionais e de integração em voo, até atingir a maturidade de produção. Cada conjunto compreende aproximadamente 1.000 módulos de transmissão/recepção (T/R), permitindo direcionamento ágil do feixe para busca e rastreamento ar-ar, mapeamento ar-solo de alta resolução e modos avançados de proteção eletrônica típicos dos sistemas de missão contemporâneos de quinta geração.

O radar AESA do KF-21 entrou em produção seriada. Foto: ROCAF.
O radar AESA do KF-21 entrou em produção seriada. Foto: ROCAF.

A implementação ocorreu nas instalações da Hanwha Systems, no Centro de P&D de Yongin, construídas no final de 2024 para apoiar o desenvolvimento e a verificação do Radar AESA. O local conta com uma câmara dimensionada para avaliar até quatro sistemas de radar aerotransportado simultaneamente, permitindo que os engenheiros caracterizem as principais métricas de desempenho, os padrões da antena e o comportamento do processamento de sinal em paralelo.

As ambições de exportação da empresa foram ressaltadas em maio de 2024, quando ela assinou seu primeiro acordo internacional para antenas de radar AESA com a Leonardo, abrangendo sistemas para aeronaves de ataque leve.

Para o KF-21, o AESA é um sensor fundamental que sustenta a detecção de longo alcance, a segmentação multifuncional e o ataque em qualquer condição climática. A entrada em produção do radar não só reduz os riscos do programa KF-21, como também fortalece a cadeia de suprimentos doméstica da Coreia do Sul para tecnologias de RF de ponta baseadas em gálio, infraestrutura de teste e desenvolvimento de formas de onda definidas por software.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login