RAAF testa proteções e camuflagens ágeis para seus caças. O Grupo de Combate Aéreo (ACG) da Força Aérea Real Australiana (RAAF) testou um abrigo temporário para proteger e ocultar as aeronaves de ataques e operações inimigas de vigilância. Os testes ocorreram no mês passado, na Base da RAAF em Williamtown, situada ao norte de Sidney.
O objetivo da RAAF é encontrar futuras soluções de camuflagem e proteção para as aeronaves em solo, quando estacionadas em áreas remotas de bases tradicionais – ou fora delas – , utilizando estruturas e materiais alternativos. Este projeto apoia o conceito de operações ágeis da RAAF.
A capacidade de transportar, montar e desmontar rapidamente esses abrigos proporciona uma capacidade crítica extra à RAAF na proteção dos seus ativos contra potenciais agressões.
“O desenvolvimento de um revestimento móvel para o ACG que poderá ser utilizado nas bases aéreas do norte do país – e de outros locais – está sendo muito impulsionado pela Revisão Estratégica de Defesa. Esta primeira fase irá avaliar soluções para cobrir pátios de estacionamento, com a construção com barreiras de camuflagem e ocultação. Estão previstas novas fases para desenvolver ainda mais esses conceitos em busca de uma solução eficiente para implementação efetiva nas bases aéreas”, disse Capitão Jason Dean, Diretor do Grupo de Capacidades Logísticas do ACG.
O 65º Esquadrão de Recuperação da Base Aérea (65ABRS) é a Unidade encarregada de desenvolver os revestimentos. Para isso, os técnicos utilizaram materiais diversos como concreto, contêineres, esteiras e métodos alternativos de camuflagem e ocultação para permitir uma avaliação da sua real eficácia.
A missão de construir o revestimento temporário se enquadra na abordagem da Revisão Estratégica de Defesa da RAAF. O Comandante de Ala do 65ABRS, Oficial Comandante Paul Howell, disse que o conceito de operações ágeis exigirá maiores atividades fora das bases aéreas tradicionais.
“Neste caso, os militares do 65ABRS trabalharam em conjunto com o ACG para desenvolver conceitos que ajudassem a proteger os caças e nos permitissem continuar a projetar o poder aéreo”, disse o Comandante de Ala Howell.
Fonte: DoD Austrália
@FFO