RAAF terá 7 MQ-28A Ghost Bats em dois anos. Em um comunicado de imprensa do governo liberal australiano, feito no último 15 de maio, o ministro da Defesa, Peter Dutton, revelou que sete veículos aéreos autônomos não tripulados Boeing MQ-28A Ghost Bat entrarão em serviço da Real Força Aérea Australiana (RAAF — Royal Australian Air Force) dentro de dois anos. Isso faz parte de um investimento adicional de US$ 454 milhões do governo australiano no programa Loyal Wingman.
Dutton, também disse que desde 2017, o Governo da Coalizão investiu mais de 150 milhões de dólares australianos para apoiar a joint venture entre a RAAF e a Boeing Defense Australia para entregar um sistema aéreo que se unirá a aeronaves de combate aéreo existentes e realizar missões de combate aéreo, reconhecimento e vigilância.
“Em apenas quatro anos, a parceria com a Boeing projetou, fabricou e voou com sucesso a primeira aeronave de combate militar construída na Austrália em 50 anos. Este investimento de hoje fará com que os sistemas MQ-28A entrem em serviço com a RAAF entre 2024-25.”
O Ministro continuou: “Este investimento irá mais do que dobrar a força de trabalho australiana diretamente associada ao programa, gerando um número significativo de empregos de engenharia avançada e alta tecnologia nos setores de tecnologias avançadas de aviação e defesa, particularmente em Brisbane. Além do envolvimento direto com a Boeing Defense Australia, nosso investimento fará com que o programa se expanda para apoiar o envolvimento de mais 46 empresas australianas, com parceiros e aliados internacionais.
“Em apenas quatro anos, a parceria com a Boeing projetou, fabricou e voou com sucesso a primeira aeronave de combate militar construída na Austrália em 50 anos. Este investimento de hoje fará com que os sistemas MQ-28A entrem em serviço com a RAAF entre 2024-25.”
O Ministro continuou: “Este investimento irá mais do que dobrar a força de trabalho australiana diretamente associada ao programa, gerando um número significativo de empregos de engenharia avançada e alta tecnologia nos setores de tecnologias avançadas de aviação e defesa, particularmente em Brisbane. Além do envolvimento direto com a Boeing Defense Australia, nosso investimento fará com que o programa se expanda para apoiar o envolvimento de mais 46 empresas australianas, juntamente com parceiros e aliados internacionais. Ao compartilhar tecnologia e alavancar a experiência de nossos parceiros dos EUA, a aeronave MQ-28A será interoperável com nossos aliados e parceiros na região do Indo-Pacífico, garantindo que nossas forças combinadas de combate aéreo sejam aprimoradas e estejam prontas para defender a Austrália e seus interesses nacionais”.
Mais de 70% de cada aeronave é adquirida, projetada e fabricada na Austrália, depois reunida na instalação de montagem/produção final estabelecida em Toowoomba, no sul de Queensland. O protótipo MQ-28A matriculado PRV-001 (na época conhecido como Boeing Airpower Training System/Loyal Wingman) fez seu voo inaugural em 27 de fevereiro de 2021, de Woomera, no sul da Austrália. Um segundo protótipo — PRV-002 posteriormente se juntou ao programa de testes de voo, enquanto um terceiro está sendo preparado para testes de voo no final de 2022.
@CAS