Ontem a Royal Australian Air Force (RAAF) se despediu de um dos seus Hernet Legacys em cores especiais após mais de 30 anos de serviço. Conhecido como Worimi Hornet, o F/A-18A A21-23 (c/n 483/AF23) foi recebido em 8 de fevereiro de 1988 e depois de quase 33 anos na ativa, ultrapassou a barreira das 5.600 horas de voo. A Aeronave do 77 Sq fez seu voo de despedida na RAAF Williamtown, NSW (YWLM).
O F/A-18A A21-23 (c/n 483/AF23) ostenta a pintura “Worimi Hornet” que usa arte do Kilyarr Kilyarr, a águia Wedgetail, para demonstrar o compromisso da Força Aérea com os homens e mulheres indígenas que serviram e continuam servindo na Força de Defesa Australiana.
A Royal Australian Air Force (RAAF) deve retirar de serviço suas últimas aeronaves McDonnell Douglas (Boeing) F/A-18A/B Hornet em 2021, quando deverão ser substituídas pelos novos Lockheed Martin F-35A. Ao todo a RAAF adquiriu 75 Hornets, sendo 57 “Alfas” e 18 “Bravos” em 20 de outubro de 1981, que foram entregues entre 1984 e 1990. Nos últimos meses a RAAF iniciou a venda de seus 71 Hornets remanescentes, sendo que em março de 2020, 46 foram negociados com a empresa privada Air USA para treinamento dissimilar. Outros 25 foram vendidos ao Canadá para operarem na Royal Canadian Air Force (RCAF) em dois lotes, um em 2017 e outro em 2019. Com as vendas gradualmente os F/A-18A/B começam a ser retirados de serviço para serem entregues. Hoje dois esquadrões operaram o Hornet na RAAF: o 75 Sq (RAAF Tindal) e o 77 Sq (RAAF Williamtown).
Originally tweeted by Royal Australian Air Force (@AusAirForce) on 11 de December de 2020.
CAS