The Lockheed Hudson is a part of the Royal Australian Air Forces Temora Historic Flight. This image has been provided by Temora Aviation Museum. *** Local Caption *** In 2019, Defence entered into an agreement with the Temora Aviation Museum to transfer ownership of 11 historically significant aircraft to the Royal Australian Air Force. The aircraft, a Canberra, Vampire, Meteor, 2 Spitfires, Hudson, Wirraway, Boomerang, Cessna A-37B Dragonfly, DH-82A Tiger Moth and a Ryan STMS2 are located and maintained by the expert staff at the Temora Aviation Museum. As Air Force approaches its Centenary in 2021, this agreement ensures that these historic aircraft, flown and supported during several conflicts in defence of our country and our national interests, can continue to be preserved, remembered and displayed.
Abrindo as comemorações do seu centenário, que ocorrerá em 31 de março de 2021, a Royal Australian Air Force (RAAF) restabeleceu, neste mês de fevereiro, o No. 100 Squadron como o Air Force Heritage Squadron, ou Esquadrão de Herança da Força Aérea, definido para operar a partir de duas bases RAAF Base Point Cook e Temora.
O No. 100 Squadron tem uma das histórias mais importantes da RAAF e, após uma inatividade de 75 anos, é reativasse como forma de homenagem no mesmo ano em que a instituição comemora seus primeiros 100 anos.
O No. 100 Squadron foi formado na RAAF Station Richmond, New South Wales, em 15 de fevereiro de 1942, a partir do núcleo do No. 100 Sqn da RAF, que havia sido destruído durante a Campanha da Malásia. Apesar dessa ligação, o No. 100 Sqn da RAAF foi um esquadrão australiano desde sua existência e considerado separado de seu homônimo britânico, que foi reformado como um esquadrão de bombardeiros pesados na Grã-Bretanha em 15 de dezembro de 1942.
A unidade posteriormente mudou para Mareeba, Queensland, em maio de 1942, voando suas primeiras missões de combate em junho de 1942, com bombardeiros Bristol Beaufort . A partir daí voou várias missões ao longo da guerra. O esquadrão continuou neste papel até o último dia da guerra, realizando sua missão de bombardeio final na manhã em que o Japão se rendeu, em 15 de agosto de 1945.
Após o fim das hostilidades, o Esquadrão No. 100 voou em missões de reconhecimento e entrega de panfletos antes de se transferir para Finschafen em março de 1946. Lá, realizou voos de transporte marítimo e correio até a dissolução em 19 de agosto de 1946.
O vice-primeiro-ministro Mi6, chael McCormack deu as boas-vindas ao digno envolvimento de Temora na marcação do centenário da RAAF.
“Temora tem uma extensa história de aviação que remonta à Segunda Guerra Mundial, onde os pilotos treinavam na No. 10 Elementary Flying Training School da RAAF. A escola de treinamento fechou após a Segunda Guerra Mundial, em 12 de março de 1946, mas desde então manteve um forte foco na aviação, que agora incluirá o rejuvenescido Esquadrão nº 100. O Museu de Aviação de Temora, é claro, desempenhou um papel especial na preservação da história da RAAF desde 2000, voando e exibindo alguns aviões de guerra icônicos, como o Spitfire”;
O Ministro da Defesa Pessoal, Darren Chester, deu as boas-vindas ao restabelecimento do 100 Squadron, observando sua orgulhosa história.
“Estabelecido pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial em fevereiro de 1942 na Base RAAF de Richmond, o 100 Squadron era uma unidade bombardeiro da Força Aérea e um esquadrão de patrulha marítima, equipado com os Bristol Beauforts de fabricação australiana. O esquadrão realizou várias missões bem-sucedidas ao longo da guerra, participando da famosa Batalha do Mar de Bismarck em março de 1943 e, por fim, dissolvendo-se na Nova Guiné em 19 de agosto de 1946. A frota de histórica do 100 Squadron continuará a reconhecer o serviço das gerações anteriores e a inspirar a próxima geração de pilotos”.
Darren Chester – Minister for Defence Personnel
O No. 100 Squadron voará uma série de aeronaves da frota histórica em Point Cook, Victoria e Temora, New South Wales, onde estão novo quartel-general do Air Force Heritage Squadron da (RAAF Base Point Cook) e o Temora Aviation Museum localizada (RAAF Temora), respectivamente .
Aeronaves históricas baseadas em Point Cook – Air Force Heritage Squadron:
• Mustang P-51D – VH-SVU / A68-170
• New Zealand Aerospace CT4A – VH-NZP / A19-077
• Sopwith Pup – VH-PSP
• North American AT-6D Harvard – VH-HVD / NZ1075
• Sopwith Snipe VH-SNP
• Tval RE8 VH-OTF / RE8-1 0003
• CAC Winjeel VH-FTS / A85-439
• de Havilland Tiger Moth – VH-AWA / A17-692
• Curtiss P-40 – A29-90
Aeronaves históricas baseadas em Temora – Temora Aviation Museum:
• English Electric Canberra – VH-ZSQ
• Cessna A-37B Dragonfly – VH-XVA
• Supermarine Spitfire Mk.VIII. – VH-HET
• DH Vampire – VH-VAM / A79-617
• Lockheed Hudson – VH-KOY
• CAC Wirraway – VH-BFF
• CAC Sabre – VH-IPN / A94-983
• CAC Boomerang – VH-MHR
• Ryan STM – VH-RSY
• Gloster Meteor F8 – VH-MBX
• Supermarine Spitfire Mk.XVI – VH-XVI
• de HavillandTiger – Moth VH-UVZ