RAAF realiza Elephant Walk com seus C-27J. O No. 35 Squadron – “Adept” da Força Aérea Real Australiana (RAAF), sediado em Amberley (YAMB), realizou na semana passada uma Elephant Walk (caminhada do Elefante) com sete de seus Leonardo C-27J Spartan. O objetivo foi demonstrar sua capacidade e preparo operacional para apoiar operações de contingência, bem como as melhorias recentemente feitas na disponibilidade da frota.
O termo “Caminhada do Elefante” remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniram na pista para a decolagem, o que tornou-se um símbolo de poder aéreo. Nos últimos anos tem virado uma espécie de tradição a realização destas “Caminhadas”, não só para demonstração operacional, mas como fator de competição entre unidades da mesma e Força Aérea e até entre Forças.
O 35 Sq que é vinculado a 84 Wing, é a única unidade da Royal Australian Air Force (RAAF) a empregar o bimotor de transporte da Leonardo. Hoje a RAAF possui em seu inventário 10 C-27J operacionais, matriculados de A34-001 a A34-010. O exercício mostrou que a disponibilidade dos Spartan na RAAF atingiu a marca de 70%.
Fonte: RAAF.
@CAS