RAAF nomeia como MQ-28A Ghost Bat o Loyal Wingman. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) irá designar os seus futuros Boeing Loyal Wingman como MQ-28A “Ghost Bat”. O anúncio foi realizado pelo Ministro da Defesa da Austrália, Hon Peter Dutton MP, durante uma cerimônia realizada na Base da RAAF Amberley, em Queensland.
O nome “Ghost Bat” (“Morcego Fantasma”) não foi escolhido a toa. Ele é o nome popular de uma espécie de morcego nativo da Austrália (Macroderma gigas), conhecido por ser um exímio caçador. “Essa característica reflete os sensores e habilidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da nossa aeronave, e é um nome adequado para essa capacidade”, disse Glen Ferguson, Diretor da Airpower Teaming System Australia and International.
Embora a RAAF extinguirá o nome Loyal Wingman, em detrimento ao novo designador militar “MQ-28 Ghost Bat”, a Boeing Austrália e informou que a marca comercial para clientes internacionais permanecerá “Boeing Airpower Teaming System”.
O MQ-28A Ghost Bat é um Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS), desenvolvido e fabricado pela Boeing Austrália, sendo a primeira aeronave de combate produzida no país nos últimos 50 anos. Mais de 35 empresas estão envolvidas em sua produção, incluindo BAE Systems Australia, RUAG Australia, AME Systems e Ferra Engineering.
O programa irá acelerar o desenvolvimento e a campanha de testes do MQ-28A Ghost Bat em 2022, com foco nos recursos e sensores de missão, para cumprir os requisitos da RAAF, avançando em direção à uma capacidade operacional inicial.
@FFO