A frota de Lockheed Martin F-35A Lightning II da Royal Australian Air Force (RAAF) atingiu oficialmente neste dia 28 de dezembro sua Capacidade Operacional Inicial (IOC – Initial Operational Capability). O IOC foi atingido pelo 3 Sq – unidade sediada na RAAF Williamtown, NSW (YWLM). Vinculado a 81 Wing, a unidade tornou-se a primeira a voar operacionalmente o F-35 na RAAF.
“O F-35A de quinta geração, junto com o F/A-18F Super Hornet e o EA-18G Growler, é a chave para nossa capacidade de combate aéreo e fundamental para alcançar os objetivos definidos na Atualização Estratégica de Defesa 2020. Nos últimos dois anos, a Defesa testou rigorosamente a frota de F-35A para avaliar o desempenho da aeronave e do sistema e declarou este marco importante. Eu gostaria de agradecer a todos que trabalharam tanto para nos levar a este ponto. A Força de Defesa Australiana agora tem um esquadrão F-35A pronto para realizar ataques tecnologicamente avançados e combate aéreo, e outro esquadrão dedicado a fornecer treinamento de classe mundial aqui na Austrália. Embora 2020 representasse desafios significativos para todos nós e as restrições de viagens tornassem difícil transportar nossas aeronaves para a Austrália, conseguimos atingir nossos objetivos”.
Ministra Australiana da Defesa, Linda Reynolds.
O F-35A Lightning II é a primeira aeronave de 5ª geração a atingir a capacidade inicial de combate na RAAF. É um caça furtivo, supersônico e multifuncional altamente avançado, que atenderá aos requisitos da Austrália para derrotar as ameaças atuais e emergentes, especialmente na região do Pacífico, onde as tensões tem crescido nos últimos anos.
A Austrália adquiriu 72 F-35A para compor três esquadrões operacionais sediados na RAAF Williamtown (3 Sq) e RAAF Tindal (75 Sq), e um esquadrão de treinamento na RAAF Williamtown (77 Sq). O F-35A está sendo adquirido pelo Capability Acquisition and Sustainment Group (CASG) no âmbito do Projeto AIR 6000 Fase 2A/2B. Todos os 72 F-35A deverão estar totalmente operacionais até 2023. Os dois primeiros F-35A chegaram ao Austrália em 10 de dezembro de 2018 ao 3 Sq. Hoje o três já operam o F-35, sendo que já foram entregues 33 unidades.
@CAS