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RAAF expande o reabastecimento ar-ar com a USAF

12 de janeiro de 2024
RAAF expande o reabastecimento ar-ar com a USAF. Foto:DVDS/USAF.
RAAF expande o reabastecimento ar-ar com a USAF. Foto:DVDS/USAF.

RAAF expande o reabastecimento ar-ar com a USAF. A Royal Australian Air Force (RAAF) conduziu durante quase 30 dias seguidos exercícios de Reabastecimento em Voo (REVO) com duas aeronaves da USAF, visando ampliar a capacidade de operação conjunto em missões de longo alcance ou de persistência.

A missão de REVO foi conduzida por um Airbus KC-30A (A330 MRTT) do Esquadrão 33, que forneceu apoio a uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves (Aircraft Research and Development Unit — ARDU) da RAAF, visando homologar operações de reabastecimento ar-ar de aeronaves Boeing RC-135W e A-10C Warthog da USAF. 

Os voos ocorreram a partir da Base Aérea de Edwards, Califórnia, onde destacamento da RAAF trabalhou em colaboração com o pessoal da base, em particular, com o 418th Flight Test Squadron (FLTS) sendo vinculado ao 412th Test Wing da USAF. Os ensaios foram o resultado de três meses de preparação para compreender quais os dados que precisavam de ser recolhidos e os riscos envolvidos nos testes.

O destacamento da RAAF consistia na tripulação de teste de voo ARDU, incluindo um piloto de teste qualificado e quatro engenheiros de teste de voo, um especialista em sistema de teste de voo, dois operadores de reabastecimento aéreo de teste de voo contratados e outro pessoal do Esquadrão 33, incluindo tripulação e pessoal de manutenção.

RAAF expande o reabastecimento ar-ar com a USAF. Foto:DVDS/USAF.
RAAF expande o reabastecimento ar-ar com a USAF. Foto:DVDS/USAF.

O Tenente de Voo Jordan Smith, piloto de testes qualificado para a atividade, disse que quase 450 contatos foram feitos em ambas as fuselagens. “Um total de 412 contatos foram feitos com sucesso entre o KC-30A e o RC-135 em oito missões. O RC-135 funciona bem como receptor para o KC-30A, pois é relativamente estável na posição de contato e a taxa de descarga de combustível é razoável para seu tamanho”.

O A-10C Warthog é consideravelmente mais lento do que a maioria das aeronaves com as quais o KC-30A é compatível. No entanto, o KC-30A também trabalha bem em velocidades mais lentas, com 34 contatos bem-sucedidos feitos em uma surtida.

EC-135W da USAF reabastece com o KC-30 (A330 MRTT) da RAAF próximo a Edwards AFB Foto:DVDS/USAF.
EC-135W da USAF reabastece com o KC-30 (A330 MRTT) da RAAF próximo a Edwards AFB Foto:DVDS/USAF.

Após os testes, os dados de reabastecimento ar-ar do KC-30A e do Boeing RC-135 serão processados ​​para fazer as avaliações finais dos testes de voo do emparelhamento para o Relatório de Teste de Voo da USAF. Os testes com o RC-135 também permitirão a emissão de autorizações para outras variantes do C-135 da USAF.

O Tenente Smith disse que desenvolver e aprender com este tipo de testes aprofunda a compreensão da interoperabilidade e fortalece a parceria entre as duas nações. “O reabastecimento ar-ar fornecido pelo KC-30A permite que a RAAF contribua para a extensão da força das fuselagens da USAF, seja em exercícios ou em operações futuras. É sempre uma oportunidade gratificante trabalhar num acordo bilateral, operando a partir da Base Aérea de Edwards e ao lado do 418º FLTS.”

Objetivo foi homologar a operação do KC-30 com aeronaves EC-135W (foto) e A-10C. Foto:DVDS/USAF.
Objetivo foi homologar a operação do KC-30 com aeronaves EC-135W (foto) e A-10C. Foto:DVDS/USAF.

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