RAAF enviará o E-7A Wedgetil para a Guerra na Ucrânia. O Governo da Austrália deve enviar uma aeronave Boeing E-7A Wedgetail para a Alemanha por seis meses para proteger “o fluxo essencial de assistência militar e humanitária ao povo da Ucrânia”.
A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro Anthony Albanese em 10 de julho e pela Royal Australian Air Force (RAAF) esta semana. O envio da aeronave E-7A Wedgetail de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) para a Europa não terá fins militares ou de apoio as Forças Armada da Ucrânia. Ela somente irá ajudar a supervisionar os esforços de ajuda militar e humanitária na Ucrânia, monitorando o espaço aéreo fronteiriço da OTAN com a Ucrânia e a Rússia.
O primeiro-ministro Anthony Albanese fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa em Berlim com o chanceler Olaf Scholz em 10 de julho, dizendo que o Wedgetail e 100 militares da RAAF serão enviados à Alemanha por seis meses para proteger. Em seu anúncio, Albanese enfatizou que a aeronave operará apenas no espaço aéreo europeu. A RAAF possui quatro aeronaves Wedgetail, que foram entregues entre 2010 e 2012 ao 2 Sq sediado em Williamtown, NSW (YWLM).
O E-7 australiano ficará provavelmente sediada na Base da OTAN de Geilenkirchen (ETNG), onde estão sediados os E-3A Sentry da Aliança. Baseado no avião comercial 737-700 NG, o Wedgetail foi projetado para fornecer uma capacidade de gerenciamento de batalha aérea para rastrear alvos aéreos e marítimos simultaneamente.
A aeronave é construída em torno de um radar Northrop Grumman Multi-role Electronically Scanned Array (MESA) que fornece cobertura de 360°, rastreando alvos aéreos a mais de 322 km e terrestres/superfície (embarcações) a até 241 km. O radar MESA confere ao E-7 uma área de cobertura de 4 milhões de km2, com autonomia de 10 horas.
Fonte: RAAF
@CAS