RAAF enviará F-35A para o Cope North 2022 em Guam. A Royal Australian Air Force (RAAF) enviará aeronaves e pessoal para Guam – Andersen AFB e a Comunidade das Ilhas Marianas do Norte, para participarem do Exercício Cope North 2022 em conjunto com a United States Air Force (USAF) e a Japan Air Self-Defense Force (JASDF) de 2 a 18 de fevereiro de 2022. Será a primeira operação dos F-35A da RAAF no exterior.
O exercício trilateral está focado no aumento da interoperabilidade entre a RAAF, USAF e JASDF por meio de táticas, técnicas e procedimentos combinados para operações de assistência humanitária e socorro em desastres (HADR – Humanitarian Assistance and Disaster Relief ) e o emprego de grandes forças.
O Comandante da RAAF Task Unit, Capitão do Grupo Andrew McHugh, disse que o Cope North 2022 será uma excelente oportunidade para aumentar ainda mais a interoperabilidade entre as três forças: “Estamos muito satisfeitos por voltar a Guam para o Cope North 2022, que proporcionará uma experiência inestimável para nosso pessoal e aumentará a eficácia da RAAF. Através do Cope North 2022, estamos focados em aprofundar os relacionamentos e fortalecer o envolvimento com a Força Aérea do Pacífico da USAF e o Koku-Jieitai [JASDF], para contribuir com nossa visão compartilhada de um Indo-Pacífico aberto, inclusivo e resiliente.”
A RAAF implantará os caças E-7A Wedgetail, C-27J Spartan, KC-30A multifuncional e caças F-35A Lightning II, juntamente com um esquadrão de resposta de contingência focado no treinamento HADR. Os exercícios permanecem como eventos críticos para a preparação da Força de Defesa Australiana. O pessoal da RAAF destacado para o Exercício Cope North 2022 foi totalmente vacinado para COVID-19 antes de sua partida e cumprirá todas as instruções conforme necessário.
Fonte: https://news.defence.gov.au/
@CAS