RAAF envia P-8A para a Operação Sea Guardian da OTAN. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) deslocou para a Itália uma das suas aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon, em apoio à Operação Sea Guardian 2022 da OTAN. A implantação ocorrerá durante este mês de outubro, sendo a aeronave australiana responsável por missões sem setores específicos do Mar Mediterrâneo.
O objetivo da Austrália é fortalecer sua parceria com as nações aliadas da OTAN, como parte de um memorando de entendimento (MoU).
O Chefe de Operações Conjuntas da Austrália, Tenente-General Greg Bilton, disse que: “A Austrália é um Parceiro de Oportunidades Aprimoradas da OTAN e um importante membro da Ásia-Pacífico para a Aliança. Nosso status de parceiro reconhece as contribuições significativas da Austrália para as operações da OTAN e o valor que a Força de Defesa Australiana (ADF) demonstrou ao longo de várias décadas.”
Liderada pelo Comando Marítimo Aliado (MARCOM) sediado em Northwood, no Reino Unido, a Operação Sea Guardian é uma missão de segurança marítima da OTAN que visa se opor à proliferação de armas de destruição em massa, bem como na dissuasão do terrorismo e melhorar a capacitação da Aliança na região do Mediterrâneo.
Bilton acrescentou: “Nossa participação na Operação Sea Guardian é uma oportunidade de estender a interoperabilidade da Austrália com a aliança ao domínio de vigilância aérea marítima. Isso representa um avanço natural em nossa parceria, focada em responder aos desafios de segurança global de hoje. Sempre que possível, a ADF apoia as iniciativas de segurança europeias para defender a ordem internacional baseada em regras.”
Fonte: AFT
@FFO