RAAF dá adeus aos F/A-18A/B Hornet. Após mais de três décadas e meia de serviço, a Royal Australian Air Force (RAAF) se despediu oficialmente dos Boeing F/A-18A/B Hornet em um evento de fim de era organizado em 29 de novembro, na base aérea da RAAF em Williamtown, New South Wales, Austrália.
O evento de despedida na RAAF Williamtown contou com a participação de funcionários e militares, incluindo o Ministro da Defesa da Austrália, Peter Dutton, e o Chefe da Força Aérea AM Mel Hupfeld, que vieram se despedir formalmente do Hornet, um caça que passou por diversa gerações de pilotos australianos.
Uma exibição de voo solo do Hornet ocorreu em Williamtown durante um evento para agradecer à comunidade local por apoiar as operações do Hornet durante seu serviço com a RAAF. O voo pilotado pelo Group Captain Jason Easthope foi feito pelo F/A-18A A21-2 do 75 Sq sediado na própria RAAF Williamtown. Esta exibição ocorreu um dia após a última aparição pública do Hornets no show aéreo Wings over Illawarra, realizado em 28 de novembro.
Os Hornets chegaram a Austrália em junho de 1984, vindos da então fábrica da McDonnell Dougas em St. Louis, Missouri – Estados Unidos a bordo de um C-5A Galaxy da USAF. Logo seguir, outros dois que chegaram voando, em um translado direto quebrando o recorde de 15 horas de voo em maio de 1985.
Ao todo a RAAF adquiriu 75 Hornets, sendo 57 “Alfas” e 18 “Bravos” em 20 de outubro de 1981, que foram entregues entre 1984 e 1990. F/A-18A foram matriculados de A21-1 a A21-57 e os F/A-18B de A21-101 a A21-118. Nos últimos meses a RAAF iniciou a venda de seus 71 Hornets remanescentes, sendo que em março de 2020, 46 foram negociados com a empresa privada Air USA para treinamento dissimilar. Outros 25 foram vendidos ao Canadá para operarem na Royal Canadian Air Force (RCAF) em dois lotes, um em 2017 e outro em 2019.
Com as vendas gradualmente os F/A-18A/B começam a ser retirados de serviço para serem entregues. Em 2021 apenas dois esquadrões operavam o Hornet na RAAF: o 75 Sq (RAAF Tindal) e o 77 Sq (RAAF Williamtown). Desde sua chegada, o Hornet voou quase um total de 408.000 horas de voo e voou com aviadores nos Esquadrões Nº 3, 75 e 77 e na Unidade de Conversão Operacional Nº 2 da RAAF.
O Chefe do Estado-Maior do Grupo de Combate Aéreo, Gp Capitão Jason Easthope disse: “O Hornet foi uma aeronave capaz que serviu à Força Aérea com distinção nos últimos 30 anos. Os Hornets serviram em várias operações no exterior e em casa, incluindo nossa contribuição para o ataque missões nas Operações Falconer and Okra – isso foi significativo, pois a Austrália não lançava bombas em combate desde a Guerra do Vietnã”.
O Hornet também forneceu poder aéreo em teatros de engajamento para as forças da Austrália e da coalizão durante várias operações, como a Operação Slipper no Afeganistão, bem como Op Falconer e Okra no Iraque. Easthope mencionou: “Na Operação Okra, os esquadrões F/A-18A/B Hornet voaram 1.937 missões e mais de 14.780 horas de voo, empregando aproximadamente 1.600 munições.”
O fim das operações do F/A-18A/B, o No. 75 Squadron e a RAAF, começam o início da transição definitiva para a 5ª geração que se traduz no F-35A da Lockheed Martin F-35A Lightning II, cuja RAAF já recebeu 44 das 72 aeronaves encomendadas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS