RAAF conclui modificações nos P-8A. A Royal Australian Air Force (RAAF) concluiu um extenso cronograma de modificações em sua frota de aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon ao longo de um perídio de 12 meses. As 12 aeronaves, pertencentes ao 11 Squadron – “Shepherd or Destroy” e ao 292 Squadron (OCU – Operational Conversion Unit), ambos subordinados a No. 92 Wing, sediada em Edinburgh (YPED), passam a estar preparadas para absorver futuras atualizações em suas capacidades operacionais.
A conclusão do programa de modificação foi marcada com a finalização dos trabalhos na aeronave P-8A Poseidon A47-006 em 28 de julho na Base RAAF de Edimburgo, perto de Adelaide, no sul da Austrália. A RAAF possui 12 P-8A matriculados de A47-001 a A47-012.
Os trabalhos foram realizados pela Boeing Australia em parceria com o pessoal do P-8A Enterprise, que inclui elementos de apoio da Boeing Defense Australia, Airbus Australia Pacific, No. 92 Wing e Surveillance and Response Systems Program Office.
O comandante da No. 92 Wing Group Capitão John Grime disse que: “a frota do P-8A está agora preparada para o futuro e pronta para as atualizações técnicas que estão por vir. Essas modificações posicionarão o P-8A Poseidon como a aeronave premium de vigilância marítima do mundo”.
Esse lote de modificações incluiu atualizações da cablagem para expandir e aprimorar os sistemas de missão instalados na aeronave e melhorar a interoperabilidade, bem como redes para comunicações ar-ar, ar-navio e ar-solo em apoio à força combinada. O projeto faz parte do Programa Cooperativo P-8A, que continua a fornecer resultados de capacidade importantes, alcançando resultados por meio da colaboração contínua e bem-sucedida da Força Aérea e da indústria de Defesa. Isto na prática resultará em slots de espera prontos para novas armas, geradores, sistemas e atualizações de item dedicados de missão.
Operado pelos esquadrões 11 e 292 baseados na Base RAAF de Edimburgo, o P-8A Poseidon é uma aeronave moderna, potente e altamente confiável baseada no Boeing B737-800 comercialmente comprovado; modificado para incorporar as mais recentes capacidades de vigilância e ataque marítima.
@CAS