RAAF ativou o Esquadrão MQ-4C Triton. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) ativou oficialmente em 11 de junho, o 9º Esquadrão (9th Sq), agora subordinado ao Grupo de Vigilância e Resposta da Ala 92. Ele será responsável por operar as novos sistemas aéreos não tripulados (UAS) Northrop Grumman MQ-4C Triton.
Criado em 1939, o 9th Sq tem fortes tradições marítimas, tendo operado com aeronaves anfíbias Supermarine Seagull embarcadas nos cruzadores da Marinha Real Australiana (RAN) durante a Segunda Guerra Mundial, até ser encerrado em 1944.
Foi reativado em 1962, inicialmente como um Esquadrão de Busca e Salvamento (SAR), mas passou a realizar missões de transporte aéreo para o Exército Real Australiano com helicópteros Bell UH-1 Iroquois, inclusive tendo participado da Guerra do Vietnã entre 1966 e 1971.
Em 1988 o Esquadrão foi reequipado com o Sikorsky S-70A Black Hawk, tendo operado esses helicópteros até seu novo fechamento em 1989, três anos depois que o governo australiano decidiu que a RAAF deveria transferir seus helicópteros de combate para o Exército.
“O 9º Esquadrão desempenhou um papel extremamente importante na Força Aérea Real Australiana, servindo em tempos críticos para a segurança da Austrália. Tenho orgulho de ver o esquadrão retornar ao serviço em 2023”, disse o Marechal do Ar Rob Chipman, Comandante da RAAF.
Em seu terceiro capítulo, agora operando como uma unidade de drones de combate, o 9thSq terá sede na Base Aérea de Edimburgo, mas as operações dos MQ-4C Triton ocorrerão na Base Aérea de Tindal.
Operando ao lado dos Boeing P-8A MPA, os Triton irão compor a capacidade de inteligência, vigilância e reconhecimento marítimo da Austrália. “Os dois sistemas aéreas fornecerão patrulha marítima de ponta e capacidade de resposta para a Austrália”, informou a RAAF em nota.
Com a chegada do 9 Sq no ano que vem, a RAAF contará com três unidades marítimas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), ao lado do 10 Sq, equipado com o Lockheed AP-3C (EW) Orion, e o 11 Sq com seus P-8A. Os AP-3Cs serão substituídos pela nova aeronave Gulfstream MC-55A Peregrine, que está sendo convertida para a função ISR e Guerra Eletrônica (ISREW) pela L3 Harris nos EUA.
Fonte: Australian Defence
@FFO