RAAF apresentou oficialmente o seu primeiro MQ-4C Triton. O Departamento de Defesa Australiano (DoD) apresentou oficialmente o primeiro drone MQ-4C Triton recentemente recebido pela Força Aérea Real da Austrália (RAAF). Ele faz parte de um contrato de quatro aeronaves encomendadas junto a fabricante norte-americana Northrop Grumman.
Uma cerimônia de apresentação foi realizada em 31/07 na Base Aérea da RAAF em Tindal. O evento contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa australiano, Richard Marles, com o Chefe da RAAF, Marechal do Ar Stephen Chappell, e demais convidados e autoridades.
“O projeto MQ-4C Triton representa um investimento de US$ 900 milhões na indústria australiana para construção de instalações, integração de rede, engenharia, logística, fabricação de componentes e serviços de sustentação”, informou o DOD.
Chamado localmente como “AUS-01”, o primeiro MQ-4C australiano, matrícula A57-001, pousou na Base Aérea da RAAF em Tindal no último dia 18 de junho. Os Tritons serão operados pelo Esquadrão Nº 9, sediado na Base Aérea da RAAF em Edimburgo, no sul do país.
O Northrop Grumman MQ-4C Triton é uma aeronave não tripulada do tipo HALE (High-Altitude, Long-Endurance), desenvolvido para operações vigilância de longa duração e alta altitude. Na Austrália esse drones atuarão ao lado da frota de P-8A Poseidon como uma “família de sistemas” para realizar missões aprimoradas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) nas vastas regiões marítimas do país, em apoio às operações de Defesa.
“Como parte do investimento, o DOD assinou um contrato de suporte e sustentação avaliado em aproximadamente US$ 220 milhões com a Northrop Grumman Austrália, criando 110 empregos técnicos para trabalhadores altamente qualificados no país”, ressaltou o comunicado.
Fonte: DOD Austrália
@FFO