Quatro MQ-9B SkyGuardian para Taiwan. O governo de Taiwan solicitou ao Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) a compra de quatro Unmanned Aircraft System (UAS) General Atomics MQ-9B SkyGuardian. O Governo dos Estados Unidos já autorizou a venda, que deve ser concluída nos próximos meses.
A General Atomics Aeronautical Systems já foi contatada pelo US DoD para além de fornecer quatro de seus MQ-9B SkyGuardian, mais duas com duas estações de controle terrestre, peças sobressalentes e equipamentos de suporte. O contrato está avaliado em US$ 217,6 milhões, dos quais US$ 107,4 milhões, virão do fundo de vendas militares estrangeiras de Taiwan. O trabalho será realizado em Poway, Califórnia, e deverá ser concluído até 5 de maio de 2025. As aeronaves devem ser operadas pela Republic of China Air Force (ROCAF).
Taiwan está passando por um rápido programa de modernização para manter um estado de prontidão militar a frente das severas ameaças da China, que persistentemente reivindica a ilha como seu território.
A aquisição do MQ-9B SkyGuardian vem com investimentos em programas importantes como a aquisição de 56 aeronaves Lockheed Martin F-16 Vipers e os AIDC T-5 Brave Eagle a serem entregues em final de 2026.
O MQ-9B SkyGuardian é um UAS para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Ele foi projetado para voar até 40 horas. A aeronave é equipada com o revolucionário radar multímodo Lynx, um avançado sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), decolagem e aterrissagem automáticas e apresenta uma envergadura maior do que seus antecessores (24 m).
@CAS