O Departamento de Estado anunciou em 3 de novembro que está notificando oficialmente o Congresso Americano sobre a possível venda aprovada pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) de quatro UAV General Atomics MQ-9B SeaGuardin para Taiwan por um valor estimado de US$ 600 milhões.
“Esta proposta de venda irá melhorar a capacidade do destinatário de enfrentar ameaças atuais e futuras, fornecendo inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), aquisição de alvos e capacidades de ataque contra-terra, contra-mar e anti-submarino para sua segurança e defesa”, observou a DSCA em seu relatório. “A capacidade irá ajudar a impedir ameaças regionais e fortalecerá a autodefesa do destinatário” .
Além dos quatro MQ-9B e outros equipamentos de missão específicos e serviços solicitados pelo Escritório de Representação Econômica e Cultural de Taipei nos Estados Unidos (TECRO – Taipei Economic and Cultural Representative Office in the United States), o contrato também inclui duas estações de controle de solo estáticas (GCS – Ground Control Stations), dois GCS móveis; sensores eletro-ópticos/infravermelhos (EO/IR) Wescam MX-20, radares marítimos Raytheon SeaVue X-Band e os sistemas de medidas de vigilância eletrônica Leonardo SAGE 750 (ESM).
O governo dos Estados Unidos também fornecerá serviços de apoio técnico, logístico e de treinamento,. O SeaGuardian está configurado para levar até 680 kg de armas, portanto é um RPAS capaz de ser empregado não só em missões ISR, mas de ataque também. Porém, não foi especificado se os futuros MQ-9B da ROCAF (Republic of China Air Force) irão ser armados e, caso sim, o que será disponibilizado a Taiwan.
A venda dos MQ-9B pode ser visto como mais um capítulo no infindável cenários de provocações entre EUA e China, e ocorre logo após este último tornar pública sua insatisfação, como publicamos aqui.
O General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) MQ-9B SeaGuardian é uma variante do Remote Piloted Aircraft System (RPAS) MQ-9B SkyGuardian, configurado para missão de ISR marítima.
O SeaGuardian RPAS apresenta um radar de busca de superfície marítima multimodo com modo dedicado de imagem de radar de abertura sintética inversa (ISAR); um receptor marítimo IAS (Automatic Identification System), um sensor de alta definição – Full-Motion Video (HD FMV) equipado com sistema E/O. Este conjunto de sensores, permite a detecção e identificação em tempo real de embarcações de superfície ao longo de milhares de milhas náuticas quadradas.
Características
@CAS