Quatro militares sul-coreanos mortos em acidente com dois aviões KT-1. Dois monomotores de treinamento KAI KT-1 da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) colidiram no ar durante um exercício de rotina na sexta-feira (01/04). Os quatro tripulantes, um instrutor e um aluno em cada cada aeronave, morreram no acidente.
As duas aeronaves decolaram da Base Aérea de Sacheon por volta das 13h30 (horário local), e cinco minutos após colidiram em voo, a cerca de seis quilômetros da base. De acordo com informações oficiais, todos tripulantes conseguiram ejetar das aeronaves, porém, nenhum sobreviveu.
Imediatamente após o acidente, um grupo de mais de 250 soldados, policiais e bombeiros, além de três helicópteros de resgate, iniciaram as buscas pelos tripulantes da ROCAF. Pouco tempo depois de iniciada mobilização para as buscas, os corpos dos militares foram localizados em uma área de montanha, próximo a uma área agrícola. Uma parte de um dos aviões caiu sobre um veículo em solo, mas não houve vitimas no local. Em nota a ROCAF declarou que “apesar das tentativas de ejeção de emergência, os dois alunos-pilotos e os dois instrutores de voo morreram. Não houve feridos em solo.”
Fabricado pela Korean Aerospace Industries (KAI), o monomotor leve de treinamento e ataque KT-1, é a primeiro aeronave desenvolvida localmente, e tem sido usada na formação dos pilotos de combate da ROCAF desde o ano 2000.
Autoridades da ROCAF anunciaram a abertura de uma investigação, chefiada pelo Vice-Chefe do Estado-Maior, para estabelecer o motivo do trágico acidente.
@FFO