Quarto Saab GlobalEye realiza o primeiro voo. No dia 3 de abril de 2023 o quarto Saab GlobalEye realizou o seu primeiro voo, a partir da planta da empresa em Linköping — Suécia. Esta é a mais recente variante em seu programa Airborne Early Warning and Control (AEW&C), no qual a empresa sueca combinou seu radar de alcance estendido Erieye com um conjunto avançado de sensores ativos e passivos — todos instalados em um único jato executivo de longo alcance.
O oficial de Vigilância da Área de Negócios da Saab, Carl-Johan Bergholm, acredita que o voo bem-sucedido “confirma que temos a infraestrutura, as capacidades e os conhecimentos necessários para apoiar nossos clientes com a solução AEW&C mais avançada em um prazo sem igual no mercado”.
O sucesso operacional é oportuno, considerando que os militares estão intensificando seus esforços de defesa em resposta ao atual clima de segurança. A Saab reconhece as novas demandas dos militares para fornecer cadeias de suprimentos produtivas confiáveis que possam ser entregues em prazos rápidos e, às vezes, improváveis.
O Saab GlobalEye é uma plataforma de comando e controle, ISR e AEW&C, baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. Está equipado com o radar Saab Erieye Extended Range, radar Leonardo Seaspray 7500E para busca marítima, além de um conjunto avançado de sensores e sistema de Comando e Controle (C2). A aeronave consegue detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície simultaneamente, a uma distância de 450 km, em missões com até onze horas de duração.
Até agora dois clientes já encomendara o GlobalEye. A Força Aérea da Suécia (SwAF), com dois exemplares e a United Arab Emirates Air Force (UAEAF), com quatro exemplares. A UAEAF é o cliente lançador do projeto. Já saíram da linha de montagem as aeronaves matrículas SE-RMY (c/n 9714), SE-RMZ (c/n 9743) e SE-RMU (c/n 9787), todos já entregues para a UAEAF, com matrículas militares 1340, 1341 e 1342, respectivamente. Esta aeronave — o SE-RMS também deve ser entregue à UAEAF.
Fonte: Saab
@CAS