Quarto Do228NG da Marinha de Bangladesh. O quarto Do228-212NG da Marinha de Bangladesh, recentemente foi visto voando entre os aeroportos de Oberpfaffenhofen (OBF/EDMO) e Braunschweig (BWE/EDVE), na Alemanha. O bimotor de patrulha marítima é produzido empresa alemã General Atomics AeroTec Systems (GA-ATS).
Em 20 de junho, a aeronave foi fotografada ostentando a pintura militar completa e o registro de teste alemão D-CAEP, juntamente com sua futura matrícula na Marinha, 314-04 (c/n 8327). Como em Bangladesh as aeronaves militares recebem uma matrícula civil local, este Do228NG terá ainda o registro i vista S3-VHT.
Este é o último Do228-212NG de patrulha marítima comprado pela Marinha de Bangladesh, que reúne suas aeronaves na Base Aérea de Zahurul Haque (CGP/VGEG), sudeste do País. Os outros bimotores foram entregues em maio de 2013 (314-01/S3-VHQ), outubro de 2013 (314-02/S3-VHR) e outubro de 2021 (314-03/S3-VHS).
O Dornier 228 é um turboélice STOL (decolagem e pouso curtos) projetado e produzido entre 1981 e 1998 pela Dornier GmbH (posteriormenmte DASA Dornier e Fairchild-Dornier). Em 1983 a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) adquiriu uma licença e fabricou cerca de 125 aeronaves em Kanpur, Uttar Pradesh, na Índia.
Em 2003 o grupo suíço RUAG adquiriu a licença de produção do Dornier 228, lançando em 2009 a versão “NG” (New Generation). O Do228NG aproveita a mesma fuselagem da versão inicial, com tecnologia e desempenho aprimorados, incluindo novos motores como hélices de cinco pás, glasscockpit e maior alcance. Finalmente, em 2020, a RUAG Aviation foi adquirida pelo grupo General Atomics Europe, formando a empresa General Atomics AeroTec Systems GmbH (ATS).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO