Quantas versões tem o F-35? Antes de mais nada, a pergunta foi quantas versões e não quantos modelos. Se estamos falando modelos, são três: A, B e C e, para alguns quatro, se contarmos o F-35I Adir, um F-35A Lightning II customizado para Israel. Mas, e versões?
O programa F-35 já produziu “pelo menos 14 versões diferentes” do Lightning II, de acordo com um relatório de uma agência governamental de fiscalização, a U.S. Government Accountability Office (GAO).
Segundo o relatório, as “extensas diferenças” nas variantes estão complicando a cadeia logística e de manutenção, e por consequência a sustentabilidade do projeto, contribuindo para a redução da disponibilidade, afirmou o GAO em seu relatório.
“Existem inúmeras modificações nos diferentes lotes das três variantes do F-35 que impactam a manutenção do depósito do F-35A, F-35B e F-35C”, disse o porta-voz do Escritório do Programa Conjunto do F-35, Russ Goemaere.
O problema remonta à decisão do Pentágono, no início da década de 1990, de começar a construir a aeronave antes de definir o projeto, disse o GAO. Correções, atualizações e novos requisitos subsequentes significam que os primeiros jatos de produção são muito diferentes daqueles entregues hoje.
Após anos, o que se vê são grandes variações necessárias na carga de trabalho, para padronizar as aeronaves, pois elas mantêm diferentes configurações devido às diferenças de hardware entre os lotes de produção. Isso dificulta o agendamento da manutenção porque o tempo necessário para cada F-35 e o tipo de trabalho necessário “flutua consideravelmente”.
O tempo que uma aeronave leva para passar pela manutenção ao nível de parque depende das modificações planejadas para a aeronave.
“O programa de modificação executa uma revisão anual da carga de trabalho com todos os clientes do programa. Durante esta revisão, o escritório do programa, os parques de manutenção geral e cada cliente concordam com os requisitos de modificação da aeronave, que podem variar conforme o lote da aeronave e as informações individuais do cliente”, disse Goemaere.
A Lockheed Martin entrega F-35 em lotes de produção. Mas geralmente, a empresa entrega aeronaves em lotes diferentes em uma mesma encomenda. Exemplo. O Pentágono e a Lockheed concluíram as negociações para mais três lotes de F-35 — conhecidos como lotes 15, 16 e 17 em 2022. Se ocorrer o que vem ocorrendo, cada lote terá características próprias, isto é modificações e capacidades específicas do lote. Isto deve elevar para 17 o número de versões. Já está em negociação os lotes 18 e 19, isto é, grande chance de chegarmos a 19 versões.
O grande desafio é padronizar os já produzidos e criar lotes iguais, onde as customizações de cada cliente sejam mínimas e específicas. O Pentágono anunciou recentemente que o programa concluiu uma série de testes de combate virtuais que devem abrir caminho para o programa passar para a produção plena, o que deverá padronizar a produção.
Mas se os resultados forem positivos e não revelarem problemas, ainda sim significaria que boa parte das mais de 900 aeronaves já entregues ainda precisariam ser atualizadas e padronizadas, sobrecarregando ainda mais os parques de manutenção e a cadeia produtiva de peças, que teria que suprir as modificações.
Independente disto, até lá, o F-35 poderá chegar a 19 ou se não mais de 20 verões diferentes, criando algo jamais visto em uma aeronave de combate.
@CAS