
Image shows a Russian Sukhoi Su-24, intercepted by RAF Typhoons on OPERATION BILOXI, in the Romanian Flight Information Region. OPERATION BILOXI is the United Kingdom's contribution to NATO's Southern Air Policing. Based at Mihail Kogălniceanu Airbase, the RAF operate Typhoon aircraft for Quick Reaction Alert in support of the Romanian Air Force.

QRA da RAF na Romênia intercepta Su-24 russo. Dois Eurofighter Typhoon FGR4 da Royal Air Force (RAF) em Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert) pertencentes a 121 Expeditionary Air Wing baseados na Romênia decolaram no dia 17 de agosto para interceptar um Sukhoi Su-24MR Fencer da Marinha Russa, voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro. Operando a partir da Base Aérea Romena Mihail Kogalniceanu perto de Constanta, na costa do Mar Negro, os Typhoons da RAF estão inserido na OPERATION BILOXI, a contribuição do Reino Unido para o Southern Air Policing da OTAN (Policiamento Aéreo Sul da OTAN).
O Su-24MR RF-34008 “Withe 15” da Aviação Naval da Marinha Russa (Aviatsiya Voenno-morskovo Flota Rossii) foi detectado entrando na Região de Informação de Voo de Bucareste ou FIR Bucareste (FIR = Flight Information Region) com proa do espaço aéreo territorial romeno. Tal como acontece com muitas surtidas militares russas, a aeronave não havia preenchido um plano de voo e não estava falando com o Controle de Tráfego Aéreo Romeno, tornando-se um risco de segurança de voo para todos os usuários aéreos. Neste momento foi acionado o QRA da RAF em Mihail Kogalniceanu, composto por dois Typhoon FGR4 RAF ZK323 e ZK331.

“Quando o avião russo não identificado, embora suspeito, entrou na FIR de Bucareste, fomos escalados para realizar uma identificação visual. Decolamos em minutos e rumamos para o alvo. Não demorou muito para que interceptássemos a aeronave e a identificássemos como um SU-24 Fencer russo. Ele estava a menos de 20 milhas da costa romena, antes de ser interceptado. Nós o seguimos até que ele deixasse FIR no rumo Nordeste sobre o Mar Negro. Em seguida, retomamos nossa missão de patrulha aérea de combate e voltamos à base”.
Piloto do QRA da RAF – 121 Expeditionary Air Wing
Juntamente com outros Aliados da OTAN que têm realizado esta missão de forma contínua desde 2017, o Reino Unido tem prestado assistência de Alerta de Reação Rápida para melhorar o Policiamento Aéreo realizado pela própria frota de aviões a jato rápido da Força Aérea Romena desde maio. A Romênia está equipada com o MiG -21LanceR e F-16AM/BM ex-Força Aérea de Portugal.

“Cada vez que lutamos para interceptar aeronaves não identificadas em apoio à missão de policiamento aéreo aprimorado, estamos demonstrando nosso compromisso inabalável com a OTAN, ajudando a proteger o espaço aéreo da OTAN na região do Mar Negro e tranquilizando nossos aliados romenos.”
Wing Commander Lamping Comandante da 121 Expeditionary Air Wing.
Fonte: RAF.
@CAS