Putin fará a 1ª viagem ao exterior depois do conflito com a Ucrânia. O Presidente russo Vladimir Putin visitará dois pequenos estados na Ásia Central nesta semana, informou a televisão estatal russa no domingo, no que será a primeira viagem conhecida do líder russo ao exterior desde que ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano.
A invasão russa a Ucrânia matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e desencadeou severas sanções financeiras do Ocidente, o que Putin diz ser uma razão para estabelecer laços comerciais mais fortes com outras potências como China, Índia e Irã.
Pavel Zarubin, correspondente do Kremlin para a televisão estatal Rossiya 1, disse que Putin visitará o Tadjiquistão e o Turcomenistão, ambas ex-repúblicas soviéticas e depois se encontrará com o presidente indonésio Joko Widodo, este encontro em Moscou.
Em Dushanbe, Putin se encontrará com o presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, um aliado próximo da Rússia e o governante mais antigo de um ex-estado soviético. Em Ashgabat, ele participará de uma cúpula das nações do Cáspio, na qual participarão os líderes do Azerbaidjão, Cazaquistão, Irã e Turcomenistão, disse Zarubin.
A última viagem conhecida de Putin fora da Rússia foi uma visita a Pequim no início de fevereiro, onde ele e o presidente chinês Xi Jinping divulgaram um tratado de amizade “sem restrições” horas antes de ambos comparecerem à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de inverno.
A Rússia está preparando um grande esquema de segurança para a viagem, face a receio de atentados ou de protestos. Outro ponto obscuro são sobre os rumores do estado de saúde de Putin, e por isto, rumores falam que será feito um “esquema de preservação”, visando evitar expor Putin.
@CAS