Putin conhece projeto do futuro porta-aviões russo. O Presidente russo, Vladimir Putin, visitou recentemente a prestigiada Escola Naval Superior do Mar Negro. Na ocasião, Putin, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Sergey Shoigu, conheceu uma exposição focada no desenvolvimento do futuro da Marinha Russa.
De acordo com informações publicadas pelo governo russo em 11/01, o presidente recebeu informações sobre vários projetos de futuros navios, aeronaves, drones, armamentos e outros sistemas, como novas embarcações para vigilância do Ártico, Corvetas oceânicas, sistemas de defesa contra minas, entre outros. Putin foi informado sobre os últimos desenvolvimentos em aeronaves tripuladas e drones, particularmente de propulsão híbrida e capazes de decolar e pousar verticalmente de conveses de navios.
Projeto de novo porta-aviões russo
O Projeto 11430, designado como “Lamantin”, é uma iniciativa da indústria naval russa, desenvolvida pelo Nevskoye Design Bureau, parte da United Shipbuilding Corporation, apresentado publicamente pela primeira vez no Salão Internacional de Defesa Marítima de São Petersburgo em 2019.
O projeto do Lamantin é uma evolução na arquitetura naval russa, e planeja criar um Cruzador multifuncional de propulsão nuclear, capaz de transportar de aeronaves pesadas (caças, helicópteros, aviões-radares, etc) como um porta-aviões de grande porte. Para isso, ele será equipado com avançado sistema para lançamento e recuperação das aeronaves.
Influenciado por projetos anteriores, como o Projeto 1143.7 (Ulyanovsk), o Lamantin deverá receber uma gama de aeronaves navais e operações marítimas. Entre as capacidades projetadas estão enfrentar diferentes tipos de ameaças, além de fornecer defesa para grupos navais e de fuzileiros contra ataques aéreos.
@FFO